Lisboa em queda com pressão do BCP e da energia

O PSI-20 segue com perdas ligeiras, num dia em que os pares europeus abriram sem rumo definido. Ações do BCP e da energia ditam o rumo do índice de referência nacional.

A praça bolsista lisboeta entrou com o pé esquerdo na última sessão da semana. O PSI-20 arrancou em queda ligeira, condicionado pela desvalorização das ações do BCP e da energia.

O PSI-20 abriu a desvalorizar 0,14%, para os 5.663,39 pontos, num dia em que os pares europeus seguem sem rumo definido. Os 18 títulos que compõem o índice nacional dividem-se quase por igual entre ganhos e perdas.

A maior pressão negativa é exercida pelos títulos do BCP, mas também pelas ações da EDP Renováveis e da Galp Energia.

As ações do banco liderado por Nuno Amado recuam 0,3%, para os 30,25 cêntimos, a corrigir de ganhos de quase 4% na sessão anterior, mas também depois de o Deutsche Bank ter revisto em baixa o preço-alvo que lhes atribui. O banco germânico baixou o preço-alvo, dos 33 para os 32 cêntimos, para o BCP.

Já as ações da EDP renováveis deslizam 0,5%, para os 7,035 euros, enquanto as da Galp Energia recuam 0,34%, para os 16,09 euros, a acompanhar o rumo descendente das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril de brent recua em torno de 1%, para os 68,65 dólares, no mercado londrino.

A travar perdas mais acentuadas estão as ações da EDP e da Nos, apesar de ambas terem sido alvo de revisões em baixa de targets. Os títulos da elétrica liderada por António Mexia valorizam 0,38%, para os 2,879 euros, sendo que a Investec desceu o preço-alvo que lhes atribui, dos 4 para os 3,5 euros. Por sua vez, as ações da telecom somam 0,27%, para os 5,58 euros, após o Barclays ter descido o seu preço-alvo, dos 6,4 para os 6,1 euros.

(Notícia atualizada às 8h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa em queda com pressão do BCP e da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião