Lisboa avança pela quarta sessão. BCP somou 1%

A praça lisboeta encerrou com ganhos ligeiros, apoiada na valorização do BCP que mais do que compensou o deslize dos títulos da Galp.

Foi pouco, mas o suficiente. A bolsa nacional encerrou em alta ligeira, com o PSI-20 a somar a quarta sessão consecutiva de ganhos. O índice nacional terminou com ganhos ligeiros suportado pelo BCP que mais do que compensou o deslize de quase 1% da Galp Energia. A praça nacional acompanhou a tendência das ações europeias que tiveram uma sessão morna.

O PSI-20 encerrou a valorizar 0,11%, para os 5.527,86 pontos, com 12 títulos positivos e apenas seis em queda. O BCP foi o título que mais puxou pelo desempenho do índice bolsista nacional, com as suas ações a somarem 1,19%, para os 28,88 cêntimos.

Mas o principal destaque positivo da sessão recaiu sobre a Pharol. As ações da cotada liderada por Palha da Silva encabeçaram os ganhos do PSI-20, ao somarem 6,22%, para os 21,35 cêntimos. “Os investidores estão confiantes no aumento de capital [da participada brasileira Oi] e apesar da diluição, será compensada com a reestruturação da dívida”, disse Paulo Rosa, trader da GoBulling, para justificar o desempenho do título nesta sessão.

A contribuir para a subida do PSI-20 esteve ainda a Mota-Engil, cujos títulos valorizaram 0,99%, para os 3,555 euros. As energéticas EDP Renováveis e REN também apoiaram a subida, com ganhos de 0,25% e 0,31%, respetivamente, para os 7,905 e 2,562 euros.

Pela negativa, destaque para a Galp Energia, que encabeçou as perdas do PSI-20, a acompanhar o deslize das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Foi ainda alvo de um corte de recomendação por parte do Barclays, de “outperform” para “neutral”, com o preço-alvo a baixar de 16,5 para 15 euros. Perante este contexto, as ações da petrolífera perderam 0,99% para os 15,95 euros.

(Notícia atualizada às 16h59 com mais informações e cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança pela quarta sessão. BCP somou 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião