Lisboa acompanha sentimento positivo da Europa. Pharol pesa

As bolsas europeias terminaram no verde, com esperança de entendimento nas negociações entre a China e os EUA. Pharol pesa na praça lisboeta, perdas compensadas pelos CTT e Mota-Engil.

O dia fechou positivo para a praça portuguesa, que acompanha o sentimento das bolsas europeias, com a maioria das cotadas a terminar a sessão no verde. Os CTT e a Mota-Engil ajudaram a compensar as perdas da Pharol.

O PSI-20, principal índice português, subiu 0,32% para os 5.478,78 pontos. Das 18 cotadas, apenas cinco desceram, ficando as restantes no verde.

Nos ganhos destacam-se os títulos dos CTT, que somam 1,48% para os 3,28 euros. O reforço da posição da GreenWood no seu capital, na semana passada, ajudou a impulsionar as ações da empresa.

Também no verde, a Mota-Engil valorizou 1,26% para os 2,81 euros e o BCP somou 1,08% para os 25 cêntimos, depois de a Sonangol ter afirmado que a sua posição no capital da instituição é para manter.

No vermelho ficaram as papeleiras Altri e Semapa, que cai 0,65% depois da morte do presidente do grupo, Pedro Queiroz Pereira.

A Pharol tem estado a cair desde que anunciou o aumento de capital, até aos 55,48 milhões de euros, através da emissão de novas ações. A empresa liderada por Palha da Silva terminou a sessão a derrapar 2,05% para os 0,21 euros.

O setor energético dividiu-se, com a EDP e a Galp Energia a registar perdas, e a REN e a EDP Renováveis ganhos.

No dia que marca o fim dos resgates à Grécia, a esperança de um entendimento entre a China e os Estados-Unidos anima as bolsas europeias. Negociações entre os responsáveis dos dois países estão marcadas para 22 e 23 de agosto, e a expectativa dos investidores é de que se chegue a um entendimento.

O Stoxx 600, índice de referência para as praças europeias, valorizou 0,6%. O DAX subiu 1,1%, CAC 40 e IBEX 35 somaram 0,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha sentimento positivo da Europa. Pharol pesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião