Jardim promete “bengaladas” aos “meninos mal comportados” do PSD

  • Lusa
  • 17 Fevereiro 2018

"Agora, mais do que nunca vamos unir-nos", afirmou Alberto João Jardim, prometendo distribuir bengaladas se continuarem no partido "guerras de alecrim e manjerona".

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira defendeu “o sonho de Sá Carneiro”, de “uma maioria e um Presidente que não seja situacionista” e prometeu distribuir bengaladas se continuarem no partido “guerras de alecrim e manjerona”.

“Nada de ansiedades, vamos ter de lutar, e lutar até construirmos o sonho de Sá Carneiro, uma maioria e um Presidente que não seja situacionista, mas que seja capaz de fazer um referendo em Portugal sobre a Constituição”, defendeu Alberto João Jardim.

Perante o 37.º Congresso do PSD, em Lisboa, Jardim fez também um apelo à união do partido, desafiando: “Se continuarem a fazer disto uma guerra de alecrim e manjerona, terei de vir aqui para dar umas bengaladas nos meninos mal comportados”.

“Agora, mais do que nunca vamos unir-nos”, afirmou. Alberto João Jardim enunciou sete objetivos para o país, relativamente aos quais “ou o PS converge ou não converge”, mas “se não converge, então, o papel do PSD não é dar importância ao PS e falar deles”, mas “explicar ao povo português” as consequências de não querer mudar a sua ação.

Esses sete objetivos passam por mais investimento público e privado, o fim da burocracia, a “coragem para a reforma na justiça“, um “sistema fiscal mais atrativo” para empresas e cidadãos, a descentralização em todo o território nacional, maior regulação do sistema financeiro, e “uma correta regulamentação da lei da greve no sistema de transportes e de saúde”.

“Os portugueses não podem ficar à mercê de chantagens nos transportes e na saúde”, declarou. Para Alberto João Jardim, é precisa uma reforma constitucional e uma reforma na Europa, para a qual defende uma “frente dos países do Sul”, rumo a um “federalismo da União Europeia”, que garanta os mesmos direitos e distribuição de rendimentos aos trabalhadores do Norte e do Sul.

Sem essa igualdade entre Norte e Sul, decretou: “Estamos num grande ‘bluff’, estamos numa grande treta”.

Numa intervenção de 15 minutos, Jardim argumentou ainda que a solução que apoia o Governo do PS não é de esquerda. “Sempre aprendi desde pequenino e ouvi dizer que a esquerda é quem transforma. Virem dizer que forças políticas que não querem mudar nada são de esquerda, estão a gozar comigo. Não me digam que a ‘geringonça’ é de esquerda, a ‘geringonça’ é do mais reacionário e conservador que temos em Portugal”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jardim promete “bengaladas” aos “meninos mal comportados” do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião