
O italiano Antonio Filosa é o novo presidente executivo do gigante automóvel Stellantis, sucedendo assim ao português Carlos Tavares, que, no início de dezembro de 2024, saiu do grupo, em “desalinhamento” de posições com o resto do conselho de administração.
Filosa assume a direção executiva num momento particularmente difícil para o sector, com a ameaça de agravamento de tarifas sobre as exportações de automóveis para os Estados Unidos, mas também com a transição para a mobilidade elétrica a acontecer mais lentamente do que o previsto.
Por outro lado, Filosa debate-se ainda com uma situação menos favorável no grupo Stellantis, com os resultados do primeiro trimestre a apresentarem uma quebra homóloga de 14%, com receitas líquidas de 35,8 mil milhões de euros – depois de ter fechado o ano de 2024 com os resultados também em perda, a caírem 70%, para 5,5 mil milhões de euros.
Nos primeiros três meses deste ano as entregas consolidadas também decresceram 9%, com 1,217 milhões de unidades, devido a fatores como, por exemplo, a menor produção na América do Norte e o menor volume de vendas de comerciais ligeiros na Europa.
Em comunicado emitido já na manhã desta quarta-feira, o grupo automóvel franco-italo-americano indica que agora realizará uma assembleia geral extraordinária, que será convocada nos próximos dias, “para que Antonio Filosa seja eleito” para o novo cargo.
Entretanto, para lhe conferir plenos poderes e garantir uma transição eficiente, o conselho de administração conceder-lhe-á os poderes de CEO com efeito a partir de 23 de junho.
O Conselho de Administração selecionou Antonio Filosa, de 51 anos, para o cargo de CEO “com base no seu histórico comprovado de sucesso durante mais de 25 anos na indústria automóvel, na profundidade e amplitude da sua experiência em todo o mundo, no seu conhecimento incomparável da empresa e nas suas reconhecidas qualidades de liderança”, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.
Antonio Filosa foi responsável pela Stellantis na América do Norte e na América do Sul. Durante o seu tempo como Chief Operating Officer ns América do Sul levou a marca FIAT à posição de líder de mercado e, em seguida, expandiu as marcas Peugeot, Citroën, Ram e Jeep.
Como resultado, a Stellantis aumentou a sua clara liderança naquela região. O seu trabalho na criação da Fábrica de Pernambuco, no Brasil, um dos maiores centros automóveis da América do Sul, lançou a Jeep no Brasil, que se tornou o mercado líder da marca fora dos Estados Unidos.
John Elkann, entretanto, continuará no cargo de presidente do conselho de administração da Stellantis quando Antonio Filosa assumir o cargo de CEO, a 23 de junho. Nessa altura, Antonio Filosa também anunciará a nova equipa de liderança de todo o grupo.