Instituto Miguel Galvão Teles debate inteligência artificial

Nos próximos dias 21 e 22 de junho, o Instituto Miguel Galvão Teles (IMGT) promove uma conferência internacional de dois dias, a propósito de “Inteligência Artificial: Disrupção e Oportunidade”.

Nos próximos dias 21 e 22 de junho, o Instituto Miguel Galvão Teles (IMGT) promove uma conferência internacional de dois dias, sobre o tema “Inteligência Artificial: Disrupção e Oportunidade”. No primeiro dia, a abertura da sessão estará a cargo de João Soares da Silva, chairman da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS), de Rui Patrício, co-coordenador do IMGT, e Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i.

A discussão iniciar-se-á com a participação de José Luís Jacinto, do ISCSP, com o tema “Efeitos da robotização e da inteligência artificial sobre o trabalho”. Segue-se Steven Ter Horst, Chief Innovation Officer da Houthoff, para apresentar “AI in the legal world”. O encerramento conta com uma mesa-redonda sobre inteligência artificial em diversos setores de atividade, moderada por André Veríssimo, diretor do Jornal de Negócios, e contando com a presença de Pedro Fonseca, da James, Gianluca Pereyra, da Visor.ai, Hugo Ferreira, da NeuroPsyCad e Jason Lee, da Illumr.

No segundo dia, Arlindo Oliveira, do IST, apresentará o painel “Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios”, seguindo-se Andreas Matthias, da Universidade de Lingnan, com o tema “Robot Ethics and Human Dignity”. Ainda sobre a questão ética, Afonso Seixas Nunes, sj, propõe-se a responder à pergunta “Autonomous Weapon Systems: will weapon systems have the right to kill?”.

Já o debate de 22 de junho será moderado por José Júlio Alferes, da FCT-Nova, incluindo Maria Carmo-Fonseca, Presidente do IMM, Andreas Matthias e Afonso Seixas Nunes, sj. O encerramento será feito por Nuno Galvão Teles, managing partner da MLGTS, e Pedro Rocha Vieira.

"Para a MLGTS, a inovação tem muitas vertentes, que importa discutir num cenário mais amplo. A inteligência artificial é apenas uma delas, mas apresenta questões particularmente complexas. Com esta conferência, olhamos para o seu impacto em vários domínios, certos de que este não é um tema do futuro, mas um desafio ao nosso quotidiano. ”

Nuno Galvão Teles

Managing partner da MLGTS

Explicando a importância desta iniciativa, Nuno Galvão Teles afirma que “para a MLGTS, a inovação tem muitas vertentes, que importa discutir num cenário mais amplo. A inteligência artificial é apenas uma delas, mas apresenta questões particularmente complexas. Com esta conferência, olhamos para o seu impacto em vários domínios, certos de que este não é um tema do futuro, mas um desafio ao nosso quotidiano. A profissão e o próprio trabalho estão numa fase de evolução muito rápida, desde logo com a automatização de determinadas diligências. O IMGT tem tido um papel interno de debate e aprofundamento desta evolução, que agora partilhamos publicamente com esta conferência”.

Pode consultar o programa detalhado do evento aqui. As inscrições devem ser feitas através do endereço imgt@mlgts.pt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instituto Miguel Galvão Teles debate inteligência artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião