"A confiança dos agentes económicos na economia moçambicana, expressa pelo indicador do clima económico (ICE), registou uma diminuição ligeira em outubro, facto que acontece pelo quarto mês consecutivo", lê-se no boletim mensal sobre Indicadores de Confiança e de Clima Económico do INE.

Esta "conjuntura desfavorável" deveu-se "à deterioração das expectativas de emprego e da procura que ocorre há dois meses", acrescenta.

O indicador fixou-se em 92,5 pontos, depois de registar 93,5 pontos em setembro, 96,7 (agosto), 97,9 (julho) e 99,3 (junho).

"Setorialmente, a baixa confiança dos empresários, em outubro, deveu-se à apreciação negativa da confiança nas atividades de transportes, de construção e da produção industrial, suplantando assim a avaliação positiva registada nas atividades de outros serviços não financeiros e de alojamento incluindo a restauração e de comércio", acrescenta.

Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base num inquérito de conjuntura realizado também todos os meses pelo INE às empresas do setor não financeiro.

"O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade", explica o INE moçambicano.

LFO // VM

Lusa/Fim