[weglot_switcher]

Galp coloca PSI na rota dos ganhos europeus

A energética ganhou quase 2% na primeira sessão bolsista e permitiu ao índice encerrar em terreno positivo. Entre as praças europeias, o dia foi de ganhos.
7 Maio 2024, 07h30

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta segunda-feira com ganhos ligeiros, já que o índice PSI subiu 0,06%, impulsionado pela valorização que se fez sentir na Galp. Também entre as congéneres europeias o dia foi positivo, a beneficiar dos dados que apontam para a desaceleração dos preços e para a recuperação económica da zona euro.

A Galp Energia destacou-se entre as cotadas, na medida em que os títulos da energética valorizaram 1,92%, até aos 19,92 euros, aproximando-se da marca redonda dos 20 euros. De recordar que os títulos ultrapassaram aquela marca pela primeira vez nos últimos dias de abril, na sequência de a empresa ter encontrado uma reserva de petróleo na Namíbia.

Seguiu-se a Jerónimo Martins, com uma subida de 1,49%, para 19,79 euros, ao passo que a EDP avançou 0,95%, com os títulos a atingirem 3,508 euros. Em terreno negativo, a REN tombou 0,87% e ficou-se pelos 2,275 euros, ao passo que que a Ibersol derrapou 0,57%, até aos 7,00 euros.

Entre as praças europeias o sentimento foi também notoriamente positivo, a beneficiar de números que foram divulgados pelo Eurostat e animaram os mercados. Por um lado, a atividade das economias do euro voltou a recuperar em abril, impulsionada em particular pelo sector dos serviços. Por outro, os preços na produção industrial caíram em cadeia 0,4% na zona euro e 0,5% na União Europeia (UE) no mês de março, com destaque para o recuo de 1,8% no segmento da energia, sinalizando uma tendência de desinflação nas economias europeias.

A somar a isto, o sentimento em Wall Street era positivo à hora de fecho dos mercados europeus, ainda a reação a dados do emprego nos Estados Unidos, divulgados na sexta-feira. Os números indicam um enfraquecimento das empresas, que leva a crer que se aproxima um primeiro corte nas taxas de juro, pelo que deixaram os investidores com sentimento positivo.

Neste contexto, os principais índices de Alemanha e Itália ganharam 1,03%, seguidos pelo índice agregado Euro Stoxx 50 e o mais importante índice de Madrid, que somaram 0,71% e 0,60%, respetivamente. Mais atrás, o Reino Unido encaixou 0,52% e França adiantou-se 0,49%.

Esta terça-feira, destaque para o sector das energias, que vai estar em destaque em termos micro, já que a britânica BP vai divulgar contas do primeiro trimestre, depois de ter reportado um lucro líquido atribuível de 15.239 milhões de dólares (14.189 milhões de euros) em 2023, a beneficiar da forte escalada dos preços no sector.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.