A Caixa esclarece que a alteração da notação teve lugar hoje, com a Fitch Ratings a subir "o 'rating' de longo prazo (IDR -- Issuer Default Rating) de BB- para BB e o Viability Rating (VR) de bb- para bb, mantendo o 'outlook' ou a perspetiva para o futuro em positivo", de acordo com a mesma nota.

O banco público salienta ainda que esta subida "reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital".

O 'outlook' positivo é justificado pela instituição com a convicção de que "continuará a cumprir o plano acordado com a Comissão Europeia no âmbito da recapitalização do banco em 2017", e que inclui metas "ambiciosas de qualidade de ativos, capital e rentabilidade", avançou a CGD.

A Caixa acredita ainda que este 'outlook' "poderá perspetivar uma nova revisão em alta do rating nos próximos meses", tendo em conta "os níveis confortáveis de capital e liquidez" do banco público.

A CGD considera que, para melhorar a notação, será também importante o "progresso adicional" no cumprimento deste plano estratégico.

Também o BCP viu a Fitch melhorar o seu 'rating' hoje, de BB- para BB, com um 'outlook' estável.

ALYN // JNM

Lusa/Fim