[weglot_switcher]

Finerge e Exus na corrida aos parques renováveis da Saeta Yield em Portugal

As ofertas vinculativas são esperadas para meados deste mês. A Brookfield iniciou em janeiro o processo de venda da Saeta Yield e a assessorar o negócio estão o Société Générale e o Banco Santander.
9 Maio 2024, 07h30

O fundo de infraestruturas do Canadá Brookfield Asset Management pôs à venda carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta Yield (alguns deles em Portugal) e recebeu ofertas separadas pelos ativos espanhóis e portugueses, segundo a Mergermarket.

Já tinha sido avançado que a operação total está avaliada em 1,5 mil milhões de euros – valor que inclui também a dívida (Enterprise Value). A Brookfield pagou em 2018 pela Saeta Yield cerca de 1,2 mil milhões.

As ofertas vinculativas são esperadas para meados deste mês.

A Brookfield iniciou em janeiro o processo de venda da Saeta Yield e a assessorar o negócio estão o Société Générale e o Banco Santander, tal como tinha revelado a Reuters.

Na lista de interessados nas centrais eólicas e fotovoltaicas localizadas em Portugal, segundo a Mergermarket, estão o fundo Exus Partners e a Finerge (produtor de energia renovável em Portugal), que é detida em 75% por fundos de infraestruturas geridos pela Igneo Infrastructure partners, uma sociedade gestora de ativos com mais de 25 anos de experiência em infraestruturas e em 25% pela AXA IM Alts, líder mundial em investimentos alternativos.

O Jornal Económico contactou a Finerge que não comentou.

Enquanto isso, a China Three Gorges (CTG) é vista como maior interessada na corrida aos ativos espanhóis, segundo o site que cita fontes.

A Omers Private Equity, a TotalEnergies e a CDPQ (Caisse de dépôt et placement du Québec) também estarão interessados nos parques de renováveis em Espanha.

A Mergermarket avança ainda que a Masdar Clean Energy terá olhado para o negócio, mas não está claro se ainda está envolvida.

No inicio do ano, o periódico espanhol El Economista, noticiava que a Japan Renewable estava interessada na compra da carteira de ativos renováveis da espanhola Saeta Yield depois de se ter aliado à Tokyu Land para investir nos países do sul da Europa.

A Saeta Yield possui 1.080 MW de ativos renováveis, segundo o seu site. Em Espanha, possui 17 parques eólicos, 10 parques fotovoltaicos e sete centrais termo-solares. Em Portugal, possui nove parques eólicos.

Ao todo inclui uma carteira de ativos com cerca de 30 parques eólicos e dez centrais solares em Portugal, Espanha e Uruguai. No total tem uma potência instalada de 682 MW, repartida por 16 parques eólicos em Espanha e nove em Portugal. Já as centrais solares somam 68 MW e situam-se em Espanha.

Esta é a segunda tentativa da Brookfield de vender a Saeta Yield depois de ter já tentado vender parte dos ativos energéticos da empresa em 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.