Esta noite não tire os olhos do céu: chuva de meteoros Eta Aquáridas está no seu ‘auge’

Este fim de semana semana, os entusiastas da observação do céu têm um evento imperdível à sua espera, com a iminente chuva de meteoros Eta Aquáridas pronta para iluminar o céu noturno.

Esta chuva de meteoros ocorre entre meados de abril e finais de maio, alcançando o seu pico na noite deste sábado e primeiras horas de domingo (será visto amanhã à noite, mas com menos intensidade).

Espera-se que este ano apresente até 60 estrelas cadentes por hora, proporcionando um espetáculo celestial memorável.

Segundo a NASA, de acordo com pesquisas recentes sobre os padrões dos Eta Aquáridas nas últimas décadas, este ano a atividade da chuva de meteoros pode ser substancialmente maior, sugerindo que os Eta Aquáridas de 2024 podem ser os mais intensos de todo o século XXI.

Um artigo de 2020 na revista Astronomy and Astrophysics afirma: “A extensão do nosso modelo para os anos futuros prevê… quatro surtos significativos de Eta Aquáridas em 2023, 2024, 2045 e 2046.”

O Que São os Eta Aquáridas?
Os meteoros são causados por partículas deixadas por um cometa em sua órbita ao redor do sol. À medida que um cometa se aproxima do sol, a sua superfície aquece, fazendo com que pedaços de gelo, poeira e detritos se desprendam e deixem um ‘rasto’. Esta trilha de detritos forma uma faixa de poeira no caminho do cometa, desencadeando uma chuva de meteoros quando a Terra passa por essa área do espaço todos os anos. As partículas que causam esta chuva vêm do Cometa Halley, também conhecido como Cometa 1P/Halley, um cometa muito famoso que orbita o Sol aproximadamente a cada 76 anos. Esse mesmo cometa também é responsável pela chuva de meteoros Orionídeos em outubro.

Como Assistir aos Eta Aquáridas?
Os Eta Aquáridas serão melhores observados do Hemisfério Sul, onde os observadores podem ver até 30-40 meteoros por hora em condições ideais. No Hemisfério Norte, no entanto, as taxas podem ser mais baixas, cerca de 10-30 meteoros por hora, devido à posição mais baixa do radiante no céu.

Para assistir aos Eta Aquáridas, a NASA aconselha a escolher um local longe da iluminação urbana e deitar-se com os pés apontando para leste. Após passar cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se ajustarão, facilitando a visualização dos meteoros.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a melhor hora para observar este fenómeno será às primeiras horas de domingo.

Para ‘ajudar’, a Lua está em fase minguante, pelo o céu estará mais escuro e facilitará a observação do fenómeno.

Ler Mais