Elétricas e papeleiras ditam dia de perdas em Lisboa

  • Juliana Nogueira Santos
  • 18 Junho 2018

Com a Semapa em ex-dividendo, as papeleiras a deslizar e as elétricas com a luz apagada, o PSI-20 segue para a terceira sessão consecutiva de perdas.

O principal índice bolsista inicia a sessão desta segunda-feira em terreno de perdas, com as elétricas e as papeleiras a pressionar. Com apenas seis cotadas a valorizar nesta manhã, o destaque vai ainda para a Semapa que paga hoje o dividendo aos seus acionistas.

O PSI-20 caía, assim, 0,29% para 5.552,94 pontos, registando o terceiro dia consecutivo de perdas. A Galp Energia é cotada que mais pressiona. Acompanhando os preços da matéria-prima, que deslizam perto de 1%, a petrolífera nacional desvalorizava 0,51% para 15,70 euros.

No universo EDP, a empresa de energia limpa, a EDP Renováveis, era a que mais perdia no início da sessão, ao cair 0,30% para 8,40 euros. Já a EDP deslizava 0,15% para 3,36 euros. Destaque ainda para o BCP, que perde 0,87% para 26,35 cêntimos.

As atenções dos investidores estão também concentradas na Semapa, que distribui hoje os lucros pelos seus acionistas. Ao subtrair o dividendo de 51,2 cêntimos, mais 14% do que o registado em 2017, a holding desvaloriza 2,56% para os 22,80 euros.

Atrás da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira segue uma das suas subsidiárias, a papeleira Navigator, que desvaloriza 0,92% para 5,36 euros. No mesmo setor, a Altri perde 0,83% para 8,35 euros.

“Outros títulos que estarão sob a lente dos investidores são a Altri e a Navigator, que no final da semana passada começaram a corrigir”, apontavam os analistas do BPI no seu comentário de abertura. “De recordar que na semana passada tínhamos alertado para alguns sinais de alerta técnicos para estes dois títulos, antecipando a probabilidade de uma correção de curto prazo.”

No campo dos ganhos, o destaque vai para a retalhista Sonae, que após ter anunciado a criação de um marketplace cujo investimento ronda os 15 milhões de euros, avança 0,64% para 1,10 euros.

No entanto, Lisboa não difere do resto da Europa, num dia em que as maiores praças do Velho Continente seguem pintadas de vermelho. O agregador Stoxx 600 abriu sessão a cair 0,1%, enquanto em Espanha o IBEX-35 perdia 0,38%. O alemão DAX deslizava 0,46%.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elétricas e papeleiras ditam dia de perdas em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião