De acordo com o banco central, esta redução "refletiu as amortizações líquidas de títulos de dívida (-6.600 milhões de euros), nomeadamente de obrigações do Tesouro".

Em sentido contrário, "as responsabilidades em depósitos aumentaram (600 milhões de euros), em resultado de emissões de certificados de aforro (1.400 milhões), parcialmente compensadas por amortizações de certificados do Tesouro (-700 milhões de euros)".

Em outubro, os depósitos das administrações públicas diminuíram 9.700 milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 3.700 milhões de euros, para 254.200 milhões de euros.

No terceiro trimestre deste ano, a dívida pública na ótica de Maastricht diminuiu para 120,5% do Produto Interno Bruto (PIB), menos 2,9 pontos percentuais face ao final do trimestre anterior, segundo avançou hoje o BdP no passado dia 02 de novembro.

Segundo os dados então divulgados pelo banco central, trata-se do peso mais baixo da dívida pública em percentagem do PIB desde o primeiro trimestre de 2020, em que se situou nos 119,1%.

O Banco de Portugal atualiza a 02 de janeiro as estatísticas da dívida pública.

PD // JNM

Lusa/Fim