CP não tem composições para cumprir horários em Cascais

  • ECO
  • 12 Setembro 2018

A CP-Comboios de Portugal não tem composições para manter os novos horários para o ano letivo em Portugal. Nos dois primeiros dias, no horário de ponta, foram mesmo suprimidos oito comboios.

A CP cancelou oito comboios da linha de Cascais só esta segunda e terça-feira, sendo incapaz de cumprir os seus próprios horários numa das linhas mais frequentadas do país por falta de material circulante, escreve esta quarta-feira o Diário de Notícias.

Entre as estações do Cais do Sodré e Oeiras, confirmou o Diário de Notícias / Dinheiro Vivo, foram cortados oito comboios durante a hora de ponta. Os novos horários para o regresso às aulas entraram em vigor este domingo mas ainda não foram cumpridos.

A comissão de trabalhadores da Infraestruturas de Portugal confirmou ao jornal que as supressões se devem a falta de composições, estando muitas atualmente imobilizadas.

O período de maior afluência aos comboios da linha de Cascais deveria estar a ser servido por dois comboios adicionais por hora, como pretendia o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques — o ministro garantira que os cortes realizados em agosto seriam temporários. No entanto, a linha continua com problemas já no princípio da época letiva.

A EMEF, que faz a manutenção de comboios, não tem tido recursos para cuidar das composições da Linha de Cascais, que funcionam com corrente elétrica inferior ao das restantes linhas em Portugal, e com corrente continua em vez de alternada. A Linha de Cascais é a única que funciona desta forma, pelo que requer material diferente no processo de reparações.

Segundo previsões da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes (Adfersit) até ao final do ano, mais de um quinto destes comboios ficará parado nas oficinas. Apesar destes constrangimentos não está prevista qualquer compra de material novo para a linha de Cascais, como afirmou a semana passada, o presidente da CP, Carlos Gomes Nogueira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP não tem composições para cumprir horários em Cascais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião