Combustíveis mais caros em 2018. Vão subir mais de dois cêntimos para novos máximos

Vem aí um novo aumento dos preços dos combustíveis. Há margem para subidas de mais de um cêntimo por litro. E serão ainda mais expressivas com a revisão do valor do ISP.

Novo ano, preços… mais altos. São vários os bens e serviços que ficam mais caros, entre eles os combustíveis. 2018 começa com um aumento dos preços da gasolina e do gasóleo, agravamentos que deverão superar um cêntimo por litro só à custa da evolução das cotações nos mercados internacionais. Com a revisão do ISP, o gasóleo ficará 2,2 cêntimos mais caro a 1 de janeiro.

Com o petróleo a testar máximos, já perto dos 67 dólares em Londres e dos 60 em Nova Iorque, também as cotações dos combustíveis estão a agravar-se nos mercados internacionais. Apesar de a semana ser mais curta do que o habitual, a negociação destes derivados revelou uma valorização. O preço médio da tonelada métrica da gasolina subiu 1,58%, para 518,34 euros, subindo 3,31% no caso do gasóleo.

O resultado será um aumento dos preços de venda dos combustíveis nos postos de abastecimento nacionais. De acordo com os cálculos do ECO, a variação das cotações deverá levar a uma subida de um cêntimo por litro no caso da gasolina. Já o diesel, o combustível mais utilizado pelos portugueses, tem margem para ficar 1,5 cêntimos mais caro no arranque do novo ano.

Estas subidas resultam exclusivamente do comportamento das cotações nos mercados internacionais, mas estando no final do ano é preciso ter em conta também a revisão da fiscalidade que recai sobre os produtos petrolíferos. Este ano, o Governo decidiu reduzir em dois cêntimos o ISP da gasolina, onerando noutros dois o gasóleo, mas para 2018 haverá apenas uma atualização à taxa de inflação — com o ISP, o Governo estima arrecadar 3,553 mil milhões de euros durante o próximo ano.

“Procede-se à mera atualização de algumas das taxas do ISP, também ao nível da inflação, embora não exista qualquer alteração às taxas de imposto aplicadas à gasolina e ao gasóleo”, refere o Orçamento do Estado para 2018, onde nota que se “mantém em vigor em 2018 o adicional às taxas do ISP, no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e, no de 0,0035 euros por litro para o gasóleo”. Assim, o ISP do gasóleo sobe 0,9 cêntimos e o da gasolina aumenta 0,6 cêntimos.

Neste sentido, o preço médio da gasolina simples de 95 octanas de 1,381 para mais de 1,40 euros, tendo em conta os dados da Direção Geral de Energia e Geologia. No caso do gasóleo, o aumento expressivo colocará o valor médio acima da fasquia dos 1,30 euros, isto tendo em conta que o preço médio atual é de 1,281 euros. Prepara-se para renovar máximos de, pelo menos, 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis mais caros em 2018. Vão subir mais de dois cêntimos para novos máximos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião