Com a OPEP reunida, Trump ataca preços “artificiais” do petróleo

  • Rita Atalaia
  • 20 Abril 2018

O presidente dos EUA atacou a OPEP em dia de reunião dos produtores de petróleo. Trump afirma que o cartel está a manter os preços "artificialmente altos", o que está a pressionar as cotações.

O presidente dos EUA atacou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no dia em que o cartel arranca a reunião com outros produtores mundiais para decidir se vão prolongar o acordo de redução da produção de “ouro negro”. Donald Trump afirma que a entidade está a “manter os preços do petróleo artificialmente altos”, o que é “inaceitável”.

“Com níveis recorde de barris de petróleo, incluindo em navios no oceano, os preços estão artificialmente muito elevados. Não é bom e não o aceitaremos”, escreveu Trump num tweet. As cotações estão a reagir negativamente nos mercados internacionais, com o Brent a cair 0,35% para 73,52 dólares e o WTI a descer 0,28% para 68,10 dólares.

Neste encontro entre a OPEP e países produtores fora do cartel, a Rússia já afirmou que deve manter-se a cooperação para reduzir o excesso de petróleo no mercado. “Ainda há trabalho a fazer e devem manter-se os esforços conjuntos”, disse o ministro russo da Energia, Alexander Novak. Contudo, os russos já disseram que as restrições impostas à produção podem começar a aliviar, contrariando a posição da Arábia Saudita.

“O acordo dura até ao final do ano. Em junho podemos discutir, entre outras questões, a redução de algumas quotas, se for conveniente do ponto de vista do mercado”, referiu Novak antes da reunião.

Fonte: Reuters

(Notícia atualizada às 12h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com a OPEP reunida, Trump ataca preços “artificiais” do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião