Cerca de 330 lesados da Espírito Santo Property vão receber nova tranche

Os novos pagamentos totalizam 12 milhões de euros. A dívida reclamada pelos credores desta empresa está quase liquidada.

A Espírito Santo Property, antiga Espart, vai avançar com o pagamento de novas tranches aos investidores de papel comercial que saíram lesados com o colapso do universo Espírito Santo. Os pagamentos, no valor de perto de 12 milhões de euros, abrangem cerca de 330 investidores. A dívida reclamada pelos credores desta empresa está quase liquidada.

A Espírito Santo Property era a empresa que geria o património imobiliário do Grupo Espírito Santo (GES). O Plano Especial de Revitalização (PER) desta empresa, aprovado pela maioria dos credores em junho de 2015, previa o reembolso da dívida reclamada, no valor de 36 milhões de euros, em seis tranches anuais, entre 2015 e 2020. Este mês, a empresa já deu ordem ao banco para o pagamento da tranche deste ano e de 2019, segundo a informação que consta no email que está a ser enviado aos lesados, e a que o ECO teve acesso.

As duas tranches, a serem pagas a cerca de 330 investidores, totalizam quase 12 milhões de euros. Concluído este pagamento, a Espírito Santo Property terá liquidado 84% da dívida total reclamada pelos credores, ficando ainda por pagar cerca de 5,7 milhões de euros.

A cumprir o calendário previsto, esta será a primeira empresa do universo Espírito Santo a reembolsar integralmente o papel comercial subscrito por investidores de retalho. Estes lesados não estão abrangidos pelo acordo alcançado entre o Governo, Banco de Portugal, CMVM e as associações de lesados.

Por reembolsar estão ainda milhares de investidores de outras empresas do GES, nomeadamente a Rioforte e a Espírito Santo International. Ao todo, há cerca de dois mil lesados, detentores de 400 milhões de euros em papel comercial do GES. A maioria deverá começar a receber o primeiro reembolso em abril, altura em que o fundo de recuperação de créditos, gerido pela Patris, for constituído.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 330 lesados da Espírito Santo Property vão receber nova tranche

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião