[weglot_switcher]

BCP sobe em bolsa e atinge máximo de oito anos em 33,72 cêntimos

As ações do único banco cotado no índice PSI subiram mais de 47% nos últimos 12 meses, até final da sessão desta terça-feira. O valor é o mais elevado desde meados de 2016.
7 Maio 2024, 18h15

As ações do Millenium BCP valorizaram 3,02% na sessão desta terça-feira, o que corresponde a uma subida até aos 33,72 cêntimos. Significa isto que as negociações atingiram um valor máximo em cerca de oito anos, já que desde maio de 2016 que as transações se fizeram sempre por quantias inferiores.

A cotação de mercado do BCP subiu 47,43% no último ano, em linha com as variações registadas pelo sector bancário em geral. Em causa está o aumento generalizado dos lucros, associado à subida dos juros, que está em linha com a política monetária agressiva dos bancos centrais, nomeadamente o BCE.

Já esta terça-feira, o dia foi particularmente positivo para a banca em geral, que protagonizou algumas das subidas mais acentuadas. É o caso, dos espanhóis BBVA e Santander, por exemplo, que avançaram ambos mais de 3% em bolsa. O mesmo aconteceu com o britânico Barclays e o italiano UniCredit.

O BCP é o único banco cotado no PSI e vai apresentar os resultados do primeiro trimestre na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, em conferência de imprensa. De referir que está marcada uma Assembleia Geral de Acionistas para uma semana mais tarde.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.