“Baixem os preços do petróleo já”, diz Trump à OPEP

Donald Trump exige à OPEP que faça por baixar os preços do petróleo. O presidente diz que os países do Médio Oriente dependem dos EUA em termos de segurança e deixa um aviso: "Vamos lembrar-nos".

Donald Trump voltou a fazer mira à Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Na sua rede social preferida, exigiu o recuo imediato dos preços do ouro negro. O Presidente norte-americano usou o Twitter para salientar que os países do Médio Oriente continuam a aumentar os preços desse recurso fóssil e deixar uma aviso quanto à sua segurança: “Vamos lembrar-nos”.

“Protegemos os países do Médio Oriente, que não estariam em segurança sem nós, mas eles continuam a aumentar os preços do petróleo. Vamos lembrar-nos. O monopólio da OPEP tem de baixar os preços agora”, escreveu Trump, na plataforma liderada por Jack Dorsey.

Esta não é a primeira vez que a Casa Branca deixa recados deste tipo à OPEP. O Presidente norte-americano tem mesmo exigido à Arábia Saudita e aos seus aliados que aumentem a produção petrolífera para compensar o impacto das sanções que os próprios Estados Unidos impuseram ao Irão, em novembro (e que acabaram por pressionar o preço do recurso em causa).

Apesar de tal exigência ter sido efetivamente satisfeita, nos últimos três meses, os preços do petróleo têm continuado elevados. Em resposta ao Tweet de Trump, em Londres, o Brent está a negociar em baixa 0,52%, custando o barril 78,99 dólares. Do outro lado do oceano, o West Texas Intermediate está uns cêntimos abaixo dos 71 dólares por barril.

O aviso de Donald Trump chega poucos dias antes da reunião dos delegados da OPEP, que deverá acontecer este domingo. Depois desse encontro, seguir-se-á a reunião formal dos ministros dos países dessa organização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Baixem os preços do petróleo já”, diz Trump à OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião