Exclusivo Autoeuropa volta a parar segunda-feira por falta de peças

  • Marta Santos Silva
  • 9 Fevereiro 2018

A administração esclarece que houve uma quebra no fornecimento de escapes, que leva a esta paragem. Para um dos sindicatos, é sinal de que a fábrica "se precipitou" ao alterar o horário de trabalho.

A linha de montagem da Autoeuropa vai voltar a parar na próxima segunda-feira, dia 12, devido a uma quebra no fornecimento de peças necessárias à produção de automóveis. Para o Site-Sul, um dos sindicatos do setor, é mostra de precipitação por parte da administração na implementação dos turnos novos.

Fonte oficial da Autoeuropa confirmou ao ECO que a paragem se vai efetuar na segunda. “Devido a uma quebra no fornecimento de escapes, que impossibilita o normal fluxo de produção, o próximo dia 12 de fevereiro (segunda-feira) será marcado como downday coletivo”, lê-se na reposta oficial da empresa. “A fábrica retomará a produção no turno da noite de quarta-feira (00H00), dia 14 de fevereiro de 2018″.

Eduardo Florindo, dirigente do Site-Sul, afeto à CGTP, disse ao ECO que, para os sindicalistas, a paragem “vem confirmar” que “a Volkswagen planificou mal a produção do novo carro, e os fornecedores não estão preparados para este volume de produção”.

Segundo o dirigente sindical, a implementação dos novos horários, que tiveram início na primeira semana de fevereiro, foi precipitada, já que os operários têm trabalhado obrigatoriamente ao sábado, mas depois devem parar por falta de peças.

Os novos turnos foram implementados pela administração da Autoeuropa unilateralmente, após ter sido impossível chegar a um acordo com a Comissão de Trabalhadores atempadamente. A empresa quer atingir as 240 mil unidades produzidas este ano, nomeadamente do novo modelo Volkswagen T-Roc, e considerou que o horário prolongado — com trabalho aos sábados e turnos noturnos — era indispensável para atingir esse objetivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa volta a parar segunda-feira por falta de peças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião