Aumentos das comissões também chegam às contas-base

  • ECO
  • 24 Abril 2018

Há 12 bancos que disponibilizam essas contas criadas em 2015, com o objetivo de oferecer um conjunto de serviços com um custo único. Três bancos já subiram a comissão que cobram nesta conta.

Criadas há pouco mais de três anos, com o objetivo de os bancos disponibilizarem aos seus clientes um conjunto de serviços padronizados a um preço único, as contas-base não escapam à escalada das comissões. No início, foram quatro os bancos a seguirem a recomendação do Banco de Portugal de criar este tipo de contas, sendo que, atualmente, já são 12 as instituições financeiras que as disponibilizam. Desse total, três já aumentaram os encargos que cobram aos clientes que procuram este tipo de contas, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).

As contas-base incluem o custo da manutenção da conta, um cartão de débito, bem como algumas operações financeiras: depósitos, levantamentos (num total de três levantamentos ao balcão por mês), pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais. Todos estes serviços estão incluídos no valor da comissão única.

BPI, Santander Totta e BBVA são as instituições financeiras que decidiram aumentar a comissão que cobram na oferta destas contas, mas com este último a ser aquele que mais “carregou” nos encargos. No BBVA, a despesa mensal passou dos iniciais 6,24 euros para os atuais 9,10 euros. Ou seja, uma subida de 45,8%, segundo as contas do Jornal de Negócios. Os clientes pagam agora mais 2,86 euros por mês, que ascendem a mais 34,32 euros ao fim de um ano.

Já o BPI aplica uma comissão de 6,50 euros, que compara com os 6,24 euros iniciais (aumento de 4,2%), enquanto o Santander Totta elevou esta despesa em 0,32%, de 5,51 euros para 5,53 euros. As restantes instituições aplicam a mesma comissão desde o início.

Para além desses bancos, as contas-base são disponibilizadas pela CGD, BCP, Eurobic, Crédito Agrícola, Novo Banco, Montepio Geral, Banco CTT, Banco Invest e Deutsche Bank.

O Deutsche Bank é a instituição financeira que mais cobra pelas contas-base: 10,54 euros mensais. Já o Banco CTT não cobra qualquer valor pela sua disponibilização. Em termos médios, o valor cobrado pelos 12 bancos é de 5,63 euros mensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumentos das comissões também chegam às contas-base

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião