Atlantia já perde quase 30% desde a queda de ponte em Génova

Salvini garantiu, este domingo, que o Governo vai mesmo avançar com a revogação das concessões feitas à Autostrade per l'Italia. Os títulos da concessionária estão, por isso, afundar mais de 9%.

Depois de Matteo Salvini ter confirmado que o Governo italiano vai mesmo avançar com a revogação das concessões feitas à Autostrade per l’Italia, os títulos da empresa que controla essa sociedade, a Atlantia, estão a afundar mais de 9%, esta segunda-feira. Desde o colapso da ponte Morandi, na semana passada, as ações da concessionária já perderam 29,4%.

“A Autostrade devia ter vergonha; devia abrir os cordões à bolsa e reconstruir tudo, pagar a todas as pessoas”, defendeu, este domingo, o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior italiano, citado pelo Financial Times. Salvini aproveitou a ocasião para deixar claro que o Governo vai “avançar com a rescisão” de todas as concessões face ao desastre referido, que provocou a morte de mais de quatro dezenas de pessoas.

Perante estas declarações, as ações da Atlantia estão a recuar 9,36% para 17,53 euros, na sessão desta segunda-feira. A empresa que controla a concessionária responsável pela ponte que colapsou está a negociar 6.051.581 títulos, que valem 106,89 milhões de euros.

A revogação dos contratos mantidos com a Autostrade per l’Italia não é propriamente novidade. Dois dias depois da queda da ponte Morandi, o ministro das Infraestruturas adiantou, no Twitter, que o Executivo italiano tinha “ativado todos os procedimentos para a possível revogação das concessões e a imposição de uma multa de até 150 milhões de euros”. “Se não são capazes de administrar as nossas autoestradas, o Estado o fará”, escreveu o Governante.

Nessa ocasião, as ações da Atlantia chegaram a afundar quase 25%, o que levou a empresa a criticar a decisão do Governo. Lamentou a rescisão, já que tal medida, diz a empresa, foi anunciada sem que tenha sido feita previamente uma “argumentação específica” e na ausência de provas sobre as “causas do sucedido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atlantia já perde quase 30% desde a queda de ponte em Génova

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião