Apenas um terço dos portugueses dá boa nota à economia nacional

  • Lusa
  • 8 Março 2018

Apenas 33% dos portugueses consideram boa ou muito boa a situação económica portuguesa. Portugal continua, assim, entre os 10 países da União com uma avaliação mais negativa pelos seus cidadãos.

Apenas um terço dos portugueses avaliam de forma positiva a atual situação da economia nacional, o décimo valor mais baixo da UE, embora bastante acima do sentimento durante a crise, revela um inquérito hoje divulgado pela Comissão Europeia.

O Eurobarómetro de outono (o inquérito foi conduzido entre 5 e 12 de novembro) revela que 33% dos portugueses consideram “boa ou muito boa” a situação da economia portuguesa, enquanto 63% a classificam como “má ou muito má”, quando a média comunitária é de 48% de opiniões positivas sobre o estado das respetivas economias nacionais.

Embora Portugal continue entre os 10 países da União com uma avaliação mais negativa da respetiva economia nacional (surgindo de forma destacada na “cauda” da tabela a Grécia, onde apenas 2% avaliam positivamente a situação económica), o valor de 33%, que já se registava na primavera de 2017, é o mais elevado dos últimos 13 anos e mais que o dobro de opiniões positivas registadas no outono de 2016 (15%).

No auge da crise, durante o programa de assistência externa, a percentagem de portugueses que consideravam a situação económica nacional “boa ou muito boa” baixou até aos 3% (na primavera de 2012 e no outono de 2013).

Por outro lado, quando questionados sobre os problemas mais importantes que o país enfrenta, a maioria dos portugueses continua a eleger o desemprego como o maior problema (42%, acima da média comunitária de 36%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apenas um terço dos portugueses dá boa nota à economia nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião