António Costa entre as personalidades de topo do Politico para 2018

  • ECO
  • 7 Dezembro 2017

O primeiro-ministro português surge em nono lugar do ranking do jornal Politico, com o cognome de "Esquerdista de Sucesso".

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano, na lista Politico 28. São 28 personalidades de várias áreas que, de acordo com o jornal, estão a mexer com a Europa. Na lista composta por 18 homens e 10 mulheres destaca-se António Costa, em nono lugar, descrito como “Esquerdista de Sucesso”.

O Politico destaca a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, por um lado, e a perda de popularidade do primeiro-ministro com as críticas à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande, por outro. Contudo, a publicação espera que a confiança em António Costa seja restaurada no próximo ano graças ao ritmo de crescimento económico de Portugal.

Costa apresentou-se como um campeão, pronto a “virar a página da austeridade”, refere o jornal. O primeiro-ministro é também visto como alguém que conseguiu equilibrar as exigências da esquerda partidária de alívio das políticas de austeridade — através de uma “poupança cautelosa” — com as preocupações dos investidores e dos parceiros da Zona Euro.

Para 2018, a publicação refere que Costa terá de continuar este trabalho de equilíbrio, ao mesmo tempo que será confrontado com a mudança de liderança na oposição. Tudo isto, garantindo que não perde o entendimento com os partidos de esquerda que suportam o governo. “O objetivo é assegurar uma maioria absoluta até às próximas eleições legislativas, previstas para 2019”, diz o jornal.

No topo da lista Politico 28 está Cristian Linder, o líder do partido liberal alemão que está a causar turbulência na cena política do país. De acordo com o jornal, Linder é o político que poderá dar um novo rumo ao futuro da Europa. Ao longo da tabela constam nomes como Michael Grove, ministro do Ambiente do Reino Unido, a ministra do Trabalho de Macron, Muriel Pénicaud, e Laura Boldrini, a presidente da câmara baixa do parlamento italiano que tem lutado contra a misoginia e os abusos online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa entre as personalidades de topo do Politico para 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião