Antes de aceitar (ou se candidatar a) um novo emprego, obtenha estas seis informações-chave sobre a empresa

Actualmente, o mercado laboral não está fácil. Se um candidato vai esforçar-se num novo emprego, é melhor ter a certeza de que realmente deseja essa vaga, e isso significa aprender tudo o que puder sobre o potencial novo empregador.

A Lifehacker partilha os passos essenciais para se preparar.

Declaração de missão

Em primeiro lugar (e provavelmente o mais fácil), verifique a declaração de missão da empresa. Mesmo que seja “apenas um emprego” e não esteja à procura de uma função que corresponda aos seus valores pessoais, é bom ter uma noção da cultura da empresa. Na maioria das vezes, esta informação específica está disponível no site oficial.

Se não conseguir encontrar qualquer tipo de declaração de missão, isso por si só já diz algo sobre a empresa e se vai dar-se bem lá (ou não).

Reviews de colaboradores

Se quer saber como é trabalhar em determinado lugar, obtenha essas informações directamente com quem teve essa experiência. Verificar as avaliações de actuais e ex-colaboradores em sites como a Glassdoor, pode dar uma visão geral sólida da cultura interna e da experiência diária de trabalho. Também pode fornecer informações sobre o processo de entrevista, que ajudará na decisão de avançar ou não.

Histórico de posições

Uma métrica importante a ser observada ao pesquisar uma empresa é a taxa de rotatividade. Quantos profissionais ocuparam o mesmo cargo para o qual está a candidatar-se? Se a empresa contratou quatro pessoas para esse cargo no último ano, ou se um grande número de colaboradores saiu após um curto período de tempo, isso não é bom presságio. Em sites como Indeed e Glassdoor é possível ver listas de vagas de empregos expiradas, o que pode dar uma ideia da frequência que a empresa precisa de ir ao mercado de emprego.

Examinar as avaliações da empresa nesses sites também pode ajudar neste ponto. Se vários ex-colaboradores não conseguiram a função para a qual está a candidatar-se, pode indicar uma cultura tóxica, falta de apoio ou expectativas irrealistas.

Benefícios

Muitas vezes, quando se trata de um novo emprego o foco incide mais no salário e, embora seja a maior fatia da remuneração, não é a única parte. O pacote de benefícios também faz parte.

Saber o valor total do que receberá, se decidir aceitar um emprego, é um aspecto fundamental da tomada de decisão, portanto, pesquise temas como férias, sistema de pensões, seguros de vida e saúde, prémios e todas as vantagens como lugar de estacionamento, comida fresca no refeitório, ginásio, etc.. Tudo tem um valor monetário que pode calcular aproximadamente e ter uma ideia mais concreta se a remuneração é adequada ou não.

Estabilidade do C-level

Dependendo do cargo para o qual se candidata, talvez nunca interaja directamente com os executivos de topo (CEO, COO, CIO, etc.), mas isso não significa que não tenham impacto no seu trabalho. A maioria das empresas publica informações sobre os executivos de alto nível directamente nos seus sites. Uma pesquisa rápida no Google também disponibilizará essas informações.

O mais importante é saber o grau de estabilidade do C-level, por isso, procure comunicados de imprensa anteriores com novas contratações. Se a empresa teve quatro CEO em três anos não é um bom sinal, por exemplo.

Imagem pública

Por fim, faça uma pesquisa simples no Google. Procure notícias de qualquer tipo (ignore obviamente artigos nos blogs da empresa ou sites de marca). Está envolvida em processos judiciais (especialmente de ex-colaboradores) ou disputas com sindicatos? Esse tipo de informação pode dar uma ideia da realidade laboral.

Também convém pesquisar as redes sociais da empresa. Se estiverem desactualizadas ou sem actividade há vários meses, pode indicar que não presta atenção à sua imagem e aos seus clientes ou não sabe navegar no mundo digital. E se o tom usado nas redes sociais lhe parecer estranho por algum motivo, pode haver um conflito cultural que é preferível evitar.

Aceitar uma oferta de emprego é um passo importante. O candidato tem de saber tanto sobre a empresa como esta sabe sobre o futuro colaborador. Só assim serão tomadas decisões inteligentes.

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