Altice mantém “todo o interesse” na compra da Media Capital

Em comunicado enviado à CMVM, a Altice reitera interesse na dona da TVi e diz estar "disponível para prestar todos os esclarecimentos" às autoridades.

A Altice continua interessada em comprar a Media Capital. Em comunicado enviado pela Media Capital à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Altice reafirma a intenção de comprar a empresa dona da TVI, dizendo que está “como sempre esteve, disponível para prestar todos os esclarecimentos às autoridades competentes, e mantendo-se empenhada na concretização da mesma”.

“A Altice Portugal mantém todo o interesse em realizar a aquisição da Media Capital”, refere o comunicado divulgado na madrugada desta sexta-feira pela CMVM.

De acordo com a declaração, a Altice Portugal diz ter recebido, no início da noite de 28 de maio, uma Comunicação da Autoridade da Concorrência no âmbito do procedimento de controlo de concentrações relativo à aquisição, pela sua subsidiária MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.. Essa comunicação servia para a Autoridade da Concorrência antecipar “que a Decisão Preliminar no âmbito daquele procedimento é a de rejeição dos compromissos que a Altice Portugal se prestou a assumir para a aquisição, pela MEO, da Media Capital”.

No entanto, refere ainda a empresa, “a Altice Portugal aguarda a notificação formal da Decisão Preliminar pela Autoridade da Concorrência, por forma a pronunciar-se ao abrigo do respetivo direito de audiência prévia, antes da emissão de uma Decisão Final”.

A Altice reitera não concordar com o conteúdo da comunicação recebida, “por não refletir o impacto e relevância dos compromissos assumidos pela Altice Portugal para a aquisição, pela sua subsidiária MEO, da Media Capital, em linha com as melhores práticas de mercado e de outras autoridades europeias em transações similares”, sublinhando que a empresa teve oportunidade de referir por por diversas vezes, “os compromissos que considerou razoáveis para que a Autoridade da Concorrência tomasse uma decisão, não estando, por isso, disponível para apresentar quaisquer outros”.

Assim, a Altice reitera que a oferta pública de aquisição obrigatória sobre o capital social da Media Capital anunciada preliminarmente pela MEO mantém-se em vigor, estando o seu registo e lançamento sujeitos às condições regulatórias referidas no anúncio preliminar, incluindo a não-oposição da Autoridade da Concorrência no procedimento de controlo de concentrações acima referido”.

A Autoridade da Concorrência (AdC) chumbou os compromissos propostos pela Altice para comprar a Media Capital, a dona da TVI, e agora cabe ao operador franco-israelita avaliar se apresenta outras medidas que respondam às exigências zdo regulador. A ideia é que estas questões garantam a defesa dos consumidores e a concorrência. Será, de qualquer forma, uma formalidade, porque, na verdade, já ninguém acredita que o negócio venha a fazer-se. É uma telenovela com um final infeliz para os dois protagonistas.

O negócio arrastava-se desde julho de 2017, quando, em conferência de Imprensa, Patrick Drahi e Armando Pereira anunciaram ao mercado a compra da Media Capital por 440 milhões de euros, cm um múltiplo de dez vezes o EBITDA, muito superior às médias de mercado em operações internacionais semelhantes. Logo naquele momento, suscitaram-se dúvidas e os concorrentes da Altice, a NOS e a Vodafone, foram particularmente vocais nos argumentos contra o negócio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice mantém “todo o interesse” na compra da Media Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião