Airbnb diz que taxa de até 20% só se aplica ao serviço premium

A alteração à taxa de serviço cobrada aos hóspedes no momento da reserva só será aplicada em novos serviços "premium", como o Airbnb Plus.

Esta semana, vários proprietários registados no Airbnb foram notificados de uma alteração à taxa de serviço que seria cobrada aos hóspedes, passando esta a variar entre os 0% e os 20%, contrariamente aos 5-15% anteriores, noticiou a revista Sábado. No entanto, contactada pelo ECO, a plataforma de reserva de alojamento garante que essa mudança apenas será aplicada em certos tipos de serviços premium, como por exemplo o Airbnb Plus.

Na hora de reservar um alojamento no Airbnb, os hóspedes são obrigados a pagar uma taxa à plataforma que, até há poucos dias, variava entre os 5% e os 15%. Mas, no início desta semana, os proprietários foram avisados por email que esta iria sofrer alterações, entrando em vigor a 27 de junho. Os novos valores já constam inclusive no site do Airbnb, no tópico “Taxas de serviço do hóspede”, onde pode ler-se: “Quando uma reserva é confirmada, cobramos uma taxa de serviço aos hóspedes que pode variar entre 0% e 20% do subtotal da reserva“.

No entanto, contactada pelo ECO, a empresa fundada em 2008 por três amigos explicou: “À medida que testamos e introduzimos novas ofertas, como o Airbnb Plus, precisamos de testar o caminho certo para o preço desses novos recursos. Por isso, aumentámos o intervalo dessas taxas de serviço cobradas ao hóspedes, para acomodar potenciais aumentos acima dos 15%“. Ou seja, na prática, “a maioria dos hóspedes vai continuar a pagar uma taxa entre 5% a 15%”, continuou a Airbnb.

“As taxas de serviço do hóspede são calculadas tendo em consideração vários fatores, incluindo, mas não limitados a: o subtotal da reserva, a duração da reserva e as características do anúncio. Geralmente, quanto maior o subtotal da reserva, menor a percentagem da taxa do hóspede”, escreve a empresa na sua página oficial. Recorde-se que aos anfitriões é cobrada uma taxa fixa de 3%, “calculada a partir do preço definido pelo anfitrião para a sua experiência”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbnb diz que taxa de até 20% só se aplica ao serviço premium

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião