A tarde num minuto

  • Rita Frade
  • 15 Dezembro 2017

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Esta tarde, o Banco de Portugal mostrou estar mais otimista do que o Governo, no que toca à variação do PIB para 2018. Por outro lado, está menos otimista na evolução do peso das exportações.

O Banco de Portugal projeta que o PIB cresça 2,3% no próximo ano, uma estimativa mais otimista do que a do Governo, que aponta para 2,2%.

O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, fixou uma meta: em 2020 as exportações têm de atingir um peso de metade do PIB. Contudo, o Boletim Económico de dezembro, publicado esta sexta-feira pela Banco de Portugal — pela primeira vez com projeções para 2020 –, não vê essa vontade tornar-se realidade.

Com base em dados do Banco de Espanha, o Banco de Portugal estima no Boletim Económico de dezembro, publicado esta sexta-feira, qual será o potencial impacto em Portugal: a questão catalã poderá retirar 0,3 pontos percentuais ao PIB nacional.

Todos os caminhos vão dar à Fitch esta sexta-feira. Ao ECO, o gestor do Banco Carregosa Filipe Silva disse que “a Fitch não é obrigada, mas Portugal reúne todas as condições para que se faça essa melhoria do rating.”

As criptomoedas como a bitcoin são um risco financeiro. Por causa do vazio legal, os utilizadores continuam expostos a vários riscos operacionais. A análise é feita pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no relatório “Risk Outlook” de outono publicado esta sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião