WRC, Andrea Adamo: “A equipa tem lutado pelo título, e eu vou tentar dar o passo que falta”

Substituto de Michel Nandan...

Andrea Adamo é o novo Diretor da Hyundai MotorSport no WRC e como antecipação do lançamento do Mundial de Ralis de 2019 que terá lugar este sábado na feira Autosport International em Birmingham, no Reino Unido, responde a algumas questões.
Adamo tem uma vasta experiência no mundo do automobilismo, sendo que o italiano foi nomeado para o cargo a 2 de janeiro, depois de ter passado três anos a gerir o departamento de Clientes da Hyundai.
Na sua nova função, Adamo supervisiona todas as atividades de desporto automóvel a partir da base da empresa em Alzenau, incluindo a WRC e o desenvolvimento contínuo dos automóveis i20 R5 e i30 N TCR para clientes em todo o mundo.

Andrea, como se interessou pelo desporto automóvel?
“O meu pai trabalhou para a ASN italiana (federação) como Comissário Técnico, por isso, foi um ambiente que me rodeou durante a minha infância. Por volta dos 14 anos, decidi que queria ser engenheiro de desportos motorizados. Frequentei a escola técnica antes de continuar a estudar engenharia em Turim”.

Qual foi o seu percurso profissional antes de entrar na Hyundai Motorsport?
“Enquanto eu era estudante, já cooperava com a Abarth em ralis e corridas. Era aerodinamicista júnior no DTM, dias antes de começar a trabalhar no Super Turismo. Fui engenheiro de corridas em campeonatos italianos e espanhóis de carros de turismo. Estive no Grupo FIAT até 2008, quando decidiram reduzir as suas atividades nos desportos motorizados. Tornei-me depois consultor de muitas empresas, incluindo um projeto de carros de ralis, o Lotus e na N Technology até 2012. Foi aí que me mudei para a Honda Racing para trabalhar no WTCC, onde estive até 2015. No final desse ano, a Hyundai Motorsport entrou em contato comigo e o momento era perfeito para um novo desafio.

Como começou a criar o Departamento de Clientes da Hyundai Motorsport?
“Quando me juntei, éramos apenas três, e o foco estava no programa R5. Tivemos de criar todo o departamento a partir do zero, construindo e desenvolvendo um carro e aumentando a base de clientes, num curto espaço de tempo.
Era uma meta ambiciosa e difícil, mas nós a atingimos. Desde então, adicionámos um projeto de TCR, que tem sido bem-sucedido, e juntamente com o WRC e o R5, está a ajudar a criar uma forte reputação para o nome Hyundai no automobilismo global”.

A sua nova função como Diretor de Equipa, o que isso significará para si, em termos pessoais?
“Estou animado por ter assumido este novo cargo, com as responsabilidades adicionais que trará. Por um lado, será um grande desafio, mas, por outro, espero unificar e fundir nossas várias atividades de automobilismo, WRC e Customer Racing. Temos uma grande equipa de pessoas em Alzenau, pelo que o meu objetivo é criar um ambiente de trabalho coeso, otimizando recursos e continuando a construir sobre as bases que foram lançadas até agora”.

Quais são as prioridades imediatas para a WRC?
“Não sou o tipo de pessoa que entra e muda as coisas só porque sim. Preciso de tempo para entender o que está a funcionar e onde precisamos fazer ajustes. Pediram-me que ajudasse a empresa a ter sucesso, mas isto é um esforço de equipa. Precisamos de continuar o trabalho que já foi feito antes. Esta equipa tem lutado pelo título da WRC nos últimos anos, por isso, com humildade, farei o que puder para nos dar o necessário passo extra “.

Quem é Andrea Adamo…
Data de nascimento 25 de Maio de 1971
2015 – presente Hyundai Motorsport
Papel:
Diretor de equipa (Jan 2019)
Gestor de Corridas de Clientes (Dez 2015)

2015 Alfa Romeo Responsável pelo carro rodoviário Alfa Romeo Giulia
2012-2015 Honda Racing Engenheiro-chefe do WTCC
2009-2011 Lola Cars and N Technology
Lola LMP carros
Glickenhaus P4/5 Competição
Projetos da Porsche Panamera Superstars Series
1995-2008 Alfa Romeo / Abarth DTM, Supertouring e S2000 Alfa Romeo
Papéis de trabalho:
Aerodinâmica Junior
Engenheiro de Corridas
Designer Chefe
Diretor Técnico

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.