As emoções da principal liga feminina de futebol vão manter-se até ao último minuto da prova. O próximo fim de semana será marcado pela 22.ª e derradeira jornada, ainda com o título por decidir, assim como o nome da equipa que será automaticamente despromovida à II Divisão.

Num sábado de todas as emoções, Benfica (primeiro) e Sporting (segundo, a dois pontos) lutam pelo 35.º título nacional (não houve campeãs em 2019/20, devido à pandemia de covid-19). As encarnadas, atuais detentoras do troféu, recebem no Benfica Campus (Seixal), às 14h00), o Racing Power, que já assegurou o terceiro posto e é, tal como as benfiquistas, finalista da Taça de Portugal. O Benfica só tem de fazer o mesmo resultado do Sporting para ser campeão.

O Sporting, por sua vez, desloca-se ao terreno do Damaiense SAD (Damaia, Amadora), à mesma hora, e está obrigado a esperar pelo desfecho do jogo das rivais, uma vez que a vitória, por si só, não assegurará a conquista.

Também às 14h00, o CS Marítimo recebe, no Estádio da Imaculada Conceição (Funchal), o Valadares Gaia, enquanto o SCU Torreense é anfitrião do SC Braga, no Estádio José Gomes (Amadora).

Na luta pela permanência, CA Ouriense e Lank Vilaverdense encontram-se em Ourém (Campo da Caridade). À turma da casa basta o empate para assegurar participação no playoff (segunda fase da prova), o qual também será disputado pelo FC Famalicão, que recebe o Clube Albergaria no campo 2 do Estádio Municipal da sua cidade.

Ambos os playoff, a disputar com o segundo e terceiro melhores classificados da II Divisão que podem subir à Liga Feminina, disputam-se a 26 de maio e 9 de junho. Isto porque Benfica B e Sporting B, que não podem subir à Primeira Divisão, já asseguraram os primeiros dois lugares da Segunda Divisão.