Nas Supersport, o foco na batalha pelo campeonato é entre Randy Krummenacher e Federico Caricasulo da a equipa Bardahl Evan Bros..

Nas últimas provas, a vantagem tem sido de Caricasulo, mas Krummenacher ainda lidera o campeonato.

Amanhã, na corrida, é Caricasulo quem largará da pole.

Randy Krummenacher foi o piloto que ocupou o primeiro lugar, à frente da surpresa de Isaac Viñales (Kallio Racing), estreando-se no Circuito Internacional do Algarve.

O forte fim-de-semana de Kyle Smith parecia pronto a continuar nos estágios iniciais, pois o britânico subiu para o terceiro lugar. A seguir, houve um acidente com Raffaele De Rosa (MV Agusta) na curva 14, mas o italiano voltou às boxes.

Na curva 11, nos 10 minutos finais, Isaac Viñales também caiu, mas ficou incólume no incidente.

Quando a sessão terminou, Caricasulo tinha alcançado a pole, à frente de Krummenacher e Viñales. No entanto, ainda havia muitas oportunidades de mudança, já que a carga da Kawasaki era forte, liderada por Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti), com Ayrton Badovini (Team Pedercini), Hikari Okubo (Kawasaki Puccetti) e Kyle Smith, todos alinhados atrás do trio de Yamahas na frente.

Jules Cluzel (Yamaha GMT94) em oitavo precisava de uma volta forte mas na última volta, Federico Caricasulo saiu disparado, alcançando a volta mais rápida do fim de semana e colocando-se 0,4s à frente do grupo de perseguidores.

Krummenacher conseguiu a segunda posição, a recuperar de ferimentos sofridos na sexta-feira, enquanto Lucas Mahias voltou à primeira fila em terceiro.

Liderando o ataque da segunda linha, apesar do seu acidente, Isaac Viñales foi o quarto e Raffaele De Rosa ficou no quinto lugar, enquanto Ayrton Badovini fez três italianos nos seis primeiros e completou a segunda linha.

A linha três conta com a estrela japonesa Hikari Okubo, que ainda está fora dos nove primeiros em 2019. Juntar-se a ele na terceira fila foi um desastre para Jules Cluzel, que começa oitavo depois de vencer a última em Donington Park.

O britânico Kyle Smith foi nono, com o objetivo de garantir a coroa da Europa Supersport Cup neste fim de semana.

Concluindo os dez primeiros está Jules Danilo (CIA Landlord Insurance), tornando todos os quatro fabricantes representados entre os dez primeiros.