
Seis dias após a confirmação do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF a Matheus Reis -cinco jogos de suspensão pelo pisão na cabeça de Andrea Belotti -, o Sporting optou por apresentar recurso. Junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), o clube leonino também se fez acompanhar pela devida providência cautelar.
Recorde-se que, com este castigo, o defesa brasileiro tem em risco o jogo da Supertaça, diante do Benfica, e os primeiros quatro jogos do campeonato. Em situação parecida estão Geovany Quenda e Zeno Debast, sendo que o primeiro viu a sua penalização agravada, passando a dois jogos de suspensão. O internacional belga, por sua vez, vai perder uma partida.
Quenda e Debast, ao contrário de Matheus Reis, foram castigados devido a provocações aquando dos festejos do bicampeonato. Os leões também apresentaram recurso nestes dois casos, na esperança de poderem contar com os atletas.
As providências cautelares, aplicadas nas três situações, permitem haver uma suspensão da decisão decretada, até que o TAD decida de forma permanente. Isto pode fazer, portanto, com que os jogadores sejam elegíveis para entrar campo até que essa decisão saia.