A Parkalgar (Autódromo Internacional do Algarve) e a Dorna, como já tínhamos noticiado, confirmaram que a pista portuguesa permanecerá no calendário do Campeonato do Mundo de Superbike até 2022.

Antes do teste oficial das SBK em Portimão, o CEO do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, Isilda Gomes, Presidente da Câmara, juntamente com João Fernandes do Turismo do Algarve e Gregorio Lavilla (Diretor Executivo da Organização das SBK) anunciaram a assinatura da extensão do contrato que fará com que as SBK continue a correr em Portugal por mais três anos (2020-21-22).

A Ronda Portuguesa tem lugar em Portimão desde 2008, com a única excepção sendo 2016. Além disso, a famosa pista de corrida foi palco do Teste Oficial  das SBK em 2015 e desde 2017, tornando-se um local particularmente importante para todos os pilotos e equipas para as afinações finais para a parte mais crucial da temporada.

Também participando no evento na Câmara Municipal de Portimão esta sexta-feira estiveram o Campeão Mundial  Jonathan Rea da Kawasaki, Álvaro Bautista (Ducati) e Eugene Laverty (Team Goeleven) que deram todos comentários positivos sobre a extensão.

Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, começou por dizer: “Estou feliz e orgulhoso por continuarmos a ter as SBK por mais três anos. Foi o nosso primeiro evento em 2008 e continua a ser o nosso principal evento e o maior evento do motociclismo em Portugal. O campeonato cresceu nos últimos anos, e os próximos três serão ainda mais emocionantes. A SBK para nós, é quase como uma família. Juntos, corremos neste paddock por sete anos, alcançando resultados surpreendentes. Para a nossa cidade, região e país, este é o maior ativo de automobilismo com exposição global e mais de 40.000 espectadores presentes no fim de semana. Durante o ano, com vários testes e eventos, chegamos a mais de 90 dias de motociclismo, e isso mostra como as SBK são importantes. Estamos ansiosos pelos próximos três anos, mas agora estamos totalmente focados em tornar o evento de 2019 maior e melhor do que nunca, com a ajuda da Dorna, equipas, pilotos e todos os fans. ”

Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, acrescentou: “É uma notícia fantástica que o maior evento desportivo de Portugal continuará a decorrer em Portimão por mais três anos, particularmente no ano em que Portimão foi nomeada Cidade Europeia dos Desportos. (…) é um compromisso continuarmos a ser parceiros do Autódromo Intercional do Algarve e reconhecer o forte impacto deste evento na nossa economia local ”.

João Fernandes, Presidente do Turismo do Algarve, rematou: “O Campeonato Mundial de Superbike é a maior competição internacional de motociclismo a decorrer em Portugal e todos sabemos que atrai não só pilotos e equipas mas também milhares de entusiastas e meios de comunicação de todo o mundo. O anúncio da continuidade deste evento por mais três anos no Algarve é, portanto, uma boa notícia. (…) O turismo desportivo tem vindo a aumentar nos últimos 20 anos, e é meu desejo que também possa florescer no Algarve. O Campeonato do Mundo de Superbike vai certamente ajudar-nos nesta tarefa”.

Gregorio Lavilla, Diretor Executivo das  SBK: “A renovação do contrato é uma notícia fantástica para as SBK. O Circuito de Portimão destaca-se por ter um traçado único que faz dele um dos destinos favoritos dos pilotos. Todos os anos a Ronda Portuguesa se torna palco de corridas espectaculares e os adeptos acorrem a Portugal não só para desfrutar das batalhas das SBK mas também para descobrir as paisagens e desfrutar das incríveis praias do Algarve. O facto de Portimão ter garantido as SBK até 2022 mostra o profundo vínculo entre as duas partes (…)”.