No passado domingo Ricardo Esgaio concretizou um sonho de criança, tornando-se campeão nacional pelo Sporting, que foi o seu clube de formação. Atingida esta meta, o lateral direito pondera agora mudar de ares sendo que, aos 30 anos, poderá ter a última oportunidade de assinar um grande contrato.

O português tem contrato até 2026 mas, segundo O JOGO, estará disponível para ouvir propostas neste momento, preferencialmente se vierem do Médio Oriente. Esgaio foi sempre um dos jogadores mais criticados pelos adeptos, que ultimamente parecem ter encontrado paz na relação com o jogador, mas a mudança é um cenário bastante provável.

Mesmo excluindo as questões anteriores, a afirmação surpresa de Geny Catamo, que se prevê que tenha ainda mais minutos em 2024/25, e a confiança no crescimento de Iván Fresneda prometem relegar Ricardo Esgaio para um plano mais secundário, embora seja um dos homens fortes de Ruben Amorim.

Foi o treinador português quem lhe deu uma segunda oportunidade no Sporting, tendo somado 126 jogos nas três temporadas em Alvalade, nas quais marcou um golo e fez 14 assistências. Pode ser a altura certa para Esgaio seguir em frente, mas se decidir continuar certamente terá a bênção de Amorim.