
Portugal conquistou hoje dois triunfos e mais três posições de pódio no 1924 Pharoes Trophy, uma prova de beach sprint (remo de mar), modalidade em estreia olímpica em Los Angeles2028, que decorre até domingo em Oeiras.
Na categoria de CJM2X, a dupla composta por Dinis Oliveira e José Azevedo foi a mais forte, superando, na final, Eduardo Reis e Pedro Jesus.
Já na vertente feminina (CJW2X), Sofia Oliveira e Rita Tigeleiro superaram na regata decisiva as austríacas Ella Leitner e Caro Schwendinger, com Sara Carramona e Mafalda Oliveira a garantirem o terceiro lugar.
Na competição individual (CW1X), Bruna Parente foi segunda, batida apenas pela austríaca Magdalena Lobnig.
No domingo, disputam-se novas categorias, incluindo a de C2x Mix, com a presença dos campeões mundiais lituanos Dominykas Jancionis e Martyna Kazlauskaite, contando com a oposição, entre outros, do olímpico Afonso Costa e Patrícia Batista, que recentemente conquistaram o Trofeo Lido Filippi, composto por quarto etapas.
O beach sprint sucede ao double-scull pesos ligeiros, que terminou em Paris2024, e cada eliminatória junta dois remadores que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma boia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso antes de deixar a embarcação e correr para a meta.