Peugeot Rally Cup Ibérica, Rallye de Ferrol: Triunfo de Victor Senra, Gago em grande…

Foi um espanhol a vencer, mas os portugueses deixaram a certeza que vão lutar pelo triunfo na competição

O Rallye de Ferrol foi a primeira prova espanhola desta competição, e nesse contexto coube à experiente dupla Victor Senra/David Vasquez, a vitória. Depois duma luta a três, o espanhol foi sempre perseguido por dois portugueses – Diogo Gago e Pedro Antunes – mas depois deste acumular uma boa vantagem no final do primeiro dia, limitou-se a gerir no segundo para vencer.

Diogo Gago ainda foi tentando meter pressão, mas o espanhol não permitiu nunca que recuperasse muito e tudo ficou na mesma, com Diogo Gago em segundo.

Pedro Antunes, vencedor em Castelo Branco, ainda chegou a passar pela segunda posição, mas foi ficando para trás, afastando-se da dupla da frente, acabando por desistir ingloriamente no último troço quando era um solitário terceiro classificado. Teve azar, mas o andamento que mostra, cloca-o como um dos favoritos à vitória final do troféu.

Para Senra, o triunfo valeu não só aos 5.000€, mas também o prémio extra previsto para este rali, um teste com um R5. A juntar a isso, obteve um 7º lugar em termos absolutos, duma prova que foi ganha à geral por Pépe Lopez com o DS3 R5 da Sports & You.

Diogo Gago e Miguel Ramalho conseguiram finalmente um resultado de relevo. Apostado em esquecer o desaire da desistência no derradeiro troço de Castelo Branco, quando discutia a vitória, demonstrou em Ferrol a sua garra, estando sempre entre os mais rápidos.

Já a dupla Pedro Antunes/Paulo Lopes, abandonou pela primeira vez, depois de um rali em que também esteve sempre nos lugares de topo, colocando pressão sobre nos adversários. Abandonaram na penúltima especial quando eram terceiros a pouco mais de 15 segundos de Gago.
Com o seu abandono, foi o espanhol Álvaro Perez quem assegurou o lugar mais baixo do pódio, à frente de Roberto Blach. Hugo Lopes foi sexto, a meros três segundos do 5º lugar de Santiago Garcia Paz, o segundo estreante desta competição.

Num rali com sete abandonos, foram dez as formações que atingiram o final, num top-10 que se fechou, por esta ordem, com Francisco Dorado, Ricardo Sousa, Ivan Medina e Nabila Tepjar, piloto feminina que regressou para garantir a Taça Ladies, depois da ausência forçada em Castelo Branco.
A Peugeot Rally Cup vai agora de férias, regressando em setembro, a 14 e 15 com o Rallye Princesa das Astúrias.

Classificação
1º       V. Senra/D. Vazquez, 1h46m19,0s
2º       D. Gago/M. Ramalho, +9,7s
3º       A. Perez/B. Miron, +4m02,3s
4º       R. Blach/J. Murado, +4m08,1s
5º       S. Garcia/N. Casal, +6m34,4s
6º       H. Lopes/N. Mota, +6m37,4s
7º       F. Dorado/R. Torrente, +6m41,3s
8º       R. Sousa/L. Marques, +6m59,2s
9º       I. Medina/Y. Mujica, +10m38,6s
10º     N. Tepjar/R. Bliss, + 17m14,5s
Nota: Todos em Peugeot 208 R2

Abandonos: P. Antunes/P. Lopes (avaria); J. Bassas/M. Muñozaveria (avaria), J. Maña/B. Odriozola (avaria); J.Reyes/J. Barran (avaria); M. Lobo/P Marques (avaria); A. San Segundo/E. Rodriguez (saída); D. Soares/P. Leones (avaria).

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.