
Denny Hamlin, o icónico piloto de NASCAR destemido, nunca se esquiva de dizer o que pensa, mesmo que isso signifique enfrentar a ira dos altos dirigentes. Numa confrontação dramática em 2013, Hamlin viu-se em apuros após ousar criticar o novo carro Gen 6, uma atitude que lhe custou uma multa impressionante de 25.000 dólares.
A controvérsia desenrolou-se após a corrida Subway Fresh Fit 500 no Phoenix International Raceway, onde Hamlin, conhecido pela sua natureza franca, expressou o seu descontentamento com o desempenho do carro Gen 6 em comparação com o seu antecessor, o Gen 5. As suas críticas mordazes sobre a incapacidade do carro de competir bem e a dominância da posição na pista enviaram ondas de choque pela comunidade NASCAR.
Mas a verdadeira tempestade começou quando o CEO da NASCAR na altura, Brian France, afirmou ousadamente que os pilotos na grelha apoiavam a sua decisão de penalizar Hamlin. France afirmou que os pilotos, embora pudessem expressar as suas opiniões, deveriam manter o respeito. Ele alegou que numerosos pilotos aplaudiram a multa imposta a Hamlin, uma declaração que o piloto refutou veementemente.
Hamlin, sentindo-se injustamente visado, desabafou sobre a falta de comunicação por parte das autoridades, insinuando um possível viés contra ele em comparação com pilotos mais estabelecidos. A estrela da Joe Gibbs Racing sentiu-se agraviada pela forma como a situação foi gerida, destacando uma potencial disparidade no tratamento dentro da hierarquia da NASCAR.
Apesar da turbulenta saga, o desempenho de Hamlin na pista permaneceu inabalável. Ele concluiu a temporada de 2013 com uma vitória, quatro classificações entre os cinco primeiros e oito classificações entre os dez primeiros, solidificando a sua posição como uma força formidável no reino da NASCAR.
O confronto entre Denny Hamlin e os altos responsáveis da NASCAR serve como um lembrete claro das altas apostas e das paixões intensas que alimentam o mundo das corridas profissionais. À medida que os pilotos ultrapassam os limites tanto na pista como fora dela, a linha entre expressão e repercussão torna-se difusa, preparando o cenário para confrontos cheios de adrenalina e convicções inabaláveis.
ESTATÍSTICAS
James Dennis Alan “Denny” Hamlin (nascido a 18 de novembro de 1980) é um piloto profissional de corridas de stock car americano. Atualmente compete a tempo inteiro na Monster Energy NASCAR Cup Series, conduzindo o Toyota Camry nº 11 para a Joe Gibbs Racing e a tempo parcial na NASCAR Xfinity Series, conduzindo o Toyota Supra nº 18 para a JGR. Ele venceu mais de 30 corridas da NASCAR Cup Series, incluindo as 500 Milhas de Daytona em 2016 e 2019. Hamlin nasceu em Tampa, Florida, mas viveu em Chesterfield, Virginia, durante a maior parte da sua infância. Ele é o mais novo de cinco filhos. Começou a correr em go-karts aos sete anos. Depois, trabalhou para subir até os Late Models em 2004 e assinou um contrato de desenvolvimento com a Joe Gibbs Racing. Após uma breve passagem pela Craftsman Truck Series, Hamlin correu uma temporada completa na Busch Series em 2005, enquanto participava em algumas corridas da Nextel Cup. Após ter bons resultados nas corridas, Hamlin recebeu uma vaga a tempo inteiro com a JGR. Atualmente, usa o número 11. Temporada atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Líder do campeonato de construtores.