
Nuno Borges qualificou-se esta quarta-feira para a terceira ronda de Roland Garros ao bater, de forma surpreendente, o norueguês Casper Ruud, 7.º cabeça de série.
O número 1 português, 42.º na hierarquia mundial, venceu em quatro sets, por 2-6, 6-4, 6-1 e 6-0.
Perante os irmão Rocha -Henrique joga amanhã - e o amigo Francisco Cabral, afastado em pares, o português derrotou pela primeira vez na carreira um top 10, deixando pelo caminho o norueguês Caper Ruud (7.º), duas vezes finalista em Roland Garros, numa partida que teve direito ao court Suzanne Lenglen.
Ruud chegou a ser alvo de assistência médica, antes do início do quarto parcial, depois de se ter movido a uma velocidade bem abaixo do normal no set anterior.
Esta é a vez que, em masculinos, um tenista português consegue uma vitória sobre um top10 num Grand Slam, mas em 2013, Michelle Larcher de Brito bateu Sharapova, n.º3 do ranking WTA, em Wimbledon.
Nuno Borges vai defrontar o australiano Alexei Popyrin, 25.º do ranking ATP, na próxima ronda.
A melhor prestação do maiato em torneios do Grand Slam é a presença nos oitavos de final no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos em 2024, sendo que, em Paris, apenas tinha chegado à segunda ronda em 2023.