Nasceu o FIA WRC 2 Pro

FIA criou WRC2 para 'Pro'

Faltava a chancela do Conselho Mundial, e já está, agora, confirmada a nova competição FIA WRC 2 Pro, que basicamente visa separar as equipas oficiais das privadas no WRC2. Até aqui, todas as equipas, oficiais ou não, corriam na mesma competição, com os ‘fornecedores’, as equipas oficiais, a correr contra os próprios clientes e com ‘este’ FIA WRC 2 Pro a ideia é separar as águas.
Continua a existir a WRC 2, que fica para equipas privadas e a nova FIA WRC 2 Pro.

As equipas que se inscreverem nesta competição, podem participar com dois carros, e têm que o fazer num mínimo de sete provas do WRC (com um carro pelo menos), incluindo um rali fora da Europa. Para os pilotos contam os oito melhores resultados, enquanto o carro melhor classificado de cada marca da FIA WRC 2 Pro marca pontos.

Os concorrentes terão estatuto P2P, podem testar um dia cada piloto em cada prova. Nas provas partem logo após os P1 no primeiro dia, e nos restantes dois, arrancam novamente depois dos WRC, na ordem da classificação.

O FIA WRC 2, agora só para pilotos e navegadores, não terá número mínimo de provas, contam seis resultados, de sete provas. Os concorrentes podem testar um dia em cada evento e partem depois dos P2P. Tal como nos Pro, partem no segundo e terceiro dias na ordem da classificação. No WRC 2 não haverá inscrição a pagar no campeonato para as equipas nacionais de cada país pertencente ao calendário do WRC.

O parque de assistência a meio do dia passará de 30 para 40 minutos, de modo a que os organizadores possam implementar atividades promocionais com os pilotos.

Por uma questão de redução de custos, os ralis da Argentina e Chile, Portugal e Itália serão emparelhados, sendo as equipas obrigadas a participar com os mesmos chassis, motores e peças sobressalentes.

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.