Nasceu o Campeonato Portugal R4 Kit

Finalmente os R4 começam a 'mexer'...

Há muito que a FIA colocou de pé o regulamento Kit R4 FIA que possibilita a existência de novos carros nos ralis. Este kit pode ser utilizado para montar numa enorme panóplia de carros de produção em série, e neste momento existe já uma grande diversidade de carros em estudo, alguns já em produção há algum tempo. Depois do desenvolvimento e construção inicial pela Oreca do Toyota Etios, os franceses já construíram entretanto o Renault Clio, Dacia Sandero, Fiat MR 500X e há ainda em estudo o Audi A1, Skoda Fabia, Hyundai i20 e finalmente um Mazda 2.

Sendo um dos problemas do R5 precisamente o facto de haver ainda poucas marcas, logo pouca diversidade de carros a correr, se e quando este R4 Kit FIA ‘explodir’, pode resolver esta questão, ainda que os R5 continuem a ser o topo da pirâmide a este nível. Em termos de andamento, estes carros situam-se bem acima dos R3 e um pouco abaixo dos R5, isto, claro está, em teoria, com o mesmo piloto em cada um dos carros.

Em termos de custos o Kit R4 FIA estará um pouco abaixo dos R5 usados, sendo que para esta diferenciação será importante a existência de uma nova competição. Quanto ao novo Campeonato Portugal R4 Kit, o Kit homologado pela FIA compreende 800 peças, desenhadas para serem instaladas em qualquer carro pequeno, de produção em série, escolhido pelo competidor. O Kit custa 108.000 euros mais impostos, a Oreca assegura que os custos de utilização do Kit R4 ficam em metade do custo dos R5.

Neste contexto, e prevendo o aparecimento regular deste tipo de carros (há vários pilotos interessados na fórmula) a FPAK decidiu criar o Campeonato Portugal R4–KIT que é reservado aos carros que estejam em conformidade com o Regulamento Técnico do CPR4 – KIT R em vigor.
O calendário (em baixo) já foi anunciado, sendo que o CPR4 – KIT R é composto por seis ralis, numa competição em que contam para a pontuação final os cinco resultados, entre os cinco ralis escolhidos.

Curiosamente também a Sports & You está a trabalhar para a criação de uma competição com melhores condições que envolva R5 de primeira geração do Grupo PSA, o Citroën DS3 R5 e Peugeot 208 T16, numa iniciativa que está em estudo e a qualquer momento pode ter desenvolvimentos.

Calendário
Rali Serras de Fafe
Rali Mortágua
Rali de Castelo Branco
Rali Terras D’Aboboreira
Rali Vidreiro Centro de Portugal
Rali Casinos Do Algarve

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.