Tal como se esperava, tornou-se hoje conhecido o novo calendário do campeonato mundial de Motocross.

Os rumores de múltiplos Grandes Prémios nos mesmos circuitos confirmaram-se e três pistas vão receber mais do que uma ronda.

É o caso de Kegums, na Letónia, que vai receber três corridas consecutivas nos dias 9, 12 e 16 de Agosto. Desta forma, será a primeira vez que se realizam Grandes Prémios à quarta-feira.

Em Setembro, é a vez do mítico circuito de Faenza se tornar o palco de duas jornadas consecutivas, uma a meio da semana e outra no domingo, mais concretamente nos dias 16 e 20 de Setembro.

Em Outubro, será Lommel a acolher a caravana do MXGP nos dias 18, 21 e 25 – ou seja, mais uma sequência de três Grandes Prémios em sete dias.

Como Lommel ocupou a data prevista para Águeda – 18 de Outubro – a prova portuguesa está ainda em “standby” mas a Infront menciona em comunicado que o “GP de Portugal continua a fazer parte do calendário, de momento como TBC (a confirmar), dependendo da evolução das condições neste país.”

O Águeda Action Club já emitiu um comunicado onde afirma continuar a desenvolver todos os esforços para que a prova se realize.

De resto, está prevista mais uma ronda para Matterley Basin – pista onde começou a temporada – assim como se mantêm as provas da Turquia, de Mantova, de Espanha e da Argentina.

O Motocross das Nações mantém-se agendado para o dia 27 de Setembro, mas em Matterley Basin e não em Ernée como estava previsto.

Vamos esperar que a evolução da pandemia a nível mundial permita a concretização deste ambicioso calendário.