Depois de regressar do rally Dakar, o checo indagou sobre as suas hipóteses de regressar à MotoGP na equipa da Aprilia.

Karel Abraham comemorou 30 anos no tradicional ponto de encontro entre o piloto Checo de MotoGP e o seu fã-clube perto do circuito Masaryk de Brno.

Um restaurante em Troubsko foi palco da 13ª reunião do clube de fãs com o ex-piloto da Avintia Ducati Racing Karel Abraham …

Obviamente, muitos fãs perguntaram como iria a carreira de Abraham continuar. Uma semana após o final da temporada em Valencia 2019, Karel anunciou oficialmente a sua reforma como piloto de corridas, mas deixou a porta aberta para o caso de receber uma oferta atraente novamente.

E isso aparentemente aconteceu agora. Desde 17 de Dezembro de 2019, é sabido oficialmente que o piloto da Aprilia Andrea Iannone testou positivo a uma despistagem de drogas em Sepang em 3 de Novembro e Abraham é um dos candidatos ao seu lugar.

A 8 de Janeiro de 2020, ficou claro que a amostra B também testou positiva em Dresden para esteróides anabolizantes.

A FIM revelou ter encontrado vestígios da substância “Esteróides Andrógenos Anabólicos Exógenos” (AAS) que estava na lista de substâncias proibidas, na urina de Iannone em 2019. A dose permitida da substância proibida drostanolona foi excedida.

Karel Abraham foi um espectador no “Dakar” até quinta-feira passada e depois de chegar à República Checa, recebeu as notícias sobre o caso de doping de Iannone e perguntou à Aprilia sobre os últimos desenvolvimentos.

Quando inquirido sobre o contato, o herói local de Brno respondeu: “Foi-me dito que levaria cerca de uma semana antes de tomarem uma decisão final”.

O chefe de corrida da Aprilia, Massimo Rivola, quer promover Bradley Smith de piloto de testes para piloto de corridas se Iannone for banido, como é provável. Smith teve seis anos como piloto de MotoGP e uma temporada como piloto de testes da Aprilia MotoGP. Candidatos como Biaggi, Savadori, Abraham e Cortese provavelmente são “apenas” possibilidades para um contrato de testes de MotoGP.

No momento, ninguém assume que Iannone possa continuar a ser empregado como piloto de testes pela Aprilia Gresini durante uma possível proibição.