Miguel Oliveira foi 13º na corrida sprint do GP República Checa, que decorreu este sábado em Brno, depois de ter partido de 17º.

O piloto da Prima Pramac teve uma qualificação complicada e não conseguiu ir além de um 17º tempo na Q1, a 0.924 segundos do mais rápido, o italiano Pecco Bagnaia (Ducati), que garantiu a sua 1º pole position esta temporada e bateu o recorde do circuito ao fazer uma volta em 1:52.303 minutos.

Na sprint, Oliveira partiu bem e logo no arranque escalou ao 14º posto, tendo mais tarde ultrapassado o italiano Luca Marini (Honda HRC) até ao 13º lugar, posição que o luso de 30 anos manteve até final da prova.

Apesar de uma sprint aparentemente tranquila, Oliveira revelou que teve algumas dificuldades. "Decidimos fazer uma alteração significativa na geometria da moto. Não me senti totalmente confortável com isso, a moto fica muito diferente", admitiu em declarações à acessoria da Pramac.

Venceu o espanhol Marc Marquéz após uma manobra impressionante na penúltima volta ante o seu compatriota Pedro Acosta, da KTM. Vitória que chegou a estar em causa devido a suspeitas de irregularidades na pressão dos pneus da Ducati do líder.

A corrida principal do GP República Checa de MotoGP decorre no próximo domingo (dia 20) a partir das 13 horas.

AUTOR: JOÃO REAL