O Athletic Bilbau venceu hoje em Getafe, por 2-0, a abrir a 34.ª jornada da Liga espanhola de futebol, com destaque para os manos Williams, Nico e Inaki, com o primeiro a assistir o segundo nos dois golos.

A sociedade Williams frutificou num campo muito difícil de passar, com Inaki a fazer o primeiro golo aos 27 minutos, após assistência de Nico, e o segundo aos 51, também servido pelo irmão, numa altura em que o Getafe pressionava para chegar ao empate.

De salientar que a equipa basca viu os seus dois centrais, Yeray Akvarez e Aitor Paredes, expulsos na segunda parte, o primeiro aos 58 minutos, com vermelho direto por mão na bola, e o segundo aos 79, por acumulação de amarelos.

Nem assim o Getafe conseguiu chegar ao golo, mesmo beneficiando de um penálti aos 88 minutos, que o inglês Mason Greenwood, ex- Manchester United, bateu sem sucesso, permitindo a defesa a Unai Simon.

A partida teve vários momentos de tensão causados pela arbitragem do reputado Jesús Gil Manzano, que expulsou, além dos dois centrais, o treinador do Athletic Bilbau, Ernesto Valverde, aos 85 minutos.

O Real Madrid pode consumar nesta 34.ª jornada a conquista do 36.º título de campeão de Espanha, caso vença na receção ao Cadiz, no sábado, e o FC Barcelona não vença na deslocação ao estádio do Girona, no mesmo dia, um dérbi importante para definir o vice-campeão.

O Real Madrid lidera com 84 pontos, seguido do FC Barcelona, com 73, do Girona, com 71, do Atlético de Madrid, com 64, mas o Athletic Bilbau, que segue no quinto lugar, com 61, ainda ameaça o Atlético de Madrid na luta por um lugar na ‘Champions’.