No Estádio Carlo Castellani, os 'giallorossi' resolveram o desafio Nos primeiros 45 minutos, graças aos golos do médio emprestado pelo FC Porto, aos 35, já depois do inglês Tammy Abraham ter 'bisado', aos 24 e 33, o primeiro assistido pelo luso.

Nicolo Zaniolo colocou, praticamente, um ponto final nas aspirações dos anfitriões, que, apesar do 12.º lugar que ocupam, com 29 pontos, já não sabem o que é vencer há seis jogos.

Contudo, no segundo tempo, a equipa romana 'adormeceu' e permitiu ao Empoli colocar alguma incerteza no resultado, com golos de Pinamonti (55) e Bajrami (75).

A equipa comandada pelo técnico luso, que além de Sérgio Oliveira, lançou de início o compatriota Rui Patrício, é sexta colocada, com 38 pontos, mais dois do que os perseguidores Fiorentina (sétima) e Lazio (oitava), ambas com 36, sendo que o conjunto 'viola' tem um desafio por disputar.

Horas antes, o Nápoles recebeu e goleou a lanterna-vermelha Salernitana, por 4-1, e ascendeu, provisoriamente, ao segundo posto da prova.

No Estádio Diego Armando Maradona, o brasileiro Juan Jesus, aos 17 minutos, o belga Dries Mertens, aos 45+3, na conversão de um penálti, o kosovar Amir Rrahmani, aos 47, e Lorenzo Insigne, aos 53, também da marca do castigo máximo, construíram o triunfo justo para o conjunto napolitano, que contou com o português Mário Rui entre os titulares.

O melhor que a Salernitana conseguiu fazer foi marcar por intermédio de Federico Bonazzoli (33 minutos), ainda no primeiro tempo, um golo insuficiente para ajudar a tirar a equipa visitante, que terminou o desafio reduzida a 10 elementos, da cauda da tabela, com apenas 10 pontos.

Já os locais, sobem, à condição, ao segundo posto, com 49 pontos, ficando a quatro do líder isolado Inter Milão, mas podem ver o AC Milan, terceiro, com menos um, recuperar a vice-liderança, em caso de triunfo sobre a Juventus.

Um remate certeiro do avançado Daniele Verde permitiu ao Spezia bater a Sampdoria (16.ª classificada, com 20) e somar o terceiro triunfo seguido na Serie A, passando a contabilizar 25 pontos, no 14.º posto.

Em sentido inverno, a 'Samp', que hoje viu o médio Albin Ekdal ir mais cedo para os balneários, devido a expulsão, vive um mau momento na prova, face aos seis jogos consecutivos sem vencer.

No primeiro desafio do dia, Cagliari e Fiorentina empataram a um golo, com João Pedro, aos 47, a inaugurar o marcador para a equipa da Sardenha, 18.ª, com 17, e Riccardo Sottil (75) a anotar o tento do conjunto de Florença (sexta, com 36).

O encontro na Sardenha Arena ficou marcado pelas duas grandes penalidades desperdiçadas para ambos os lados. O defesa Biraghi, logo aos oito minutos, não conseguiu adiantar a Fiorentina e, já no segundo tempo, o marcador dos anfitriões podia ter 'bisado', aos 68, mas permitiu a defesa, quando o adversário já jogava reduzido, face à expulsão de Odriozola.

O mesmo desfecho teve o duelo entre o Torino e Sassuolo, um resultado que mantém os dois emblemas confortáveis na classificação, no 10.º e 11º lugares, com 32 e 29 pontos, respetivamente.

AJC // PFO

Lusa/Fim