F1: ‘Guerra’ Renault/Red Bull intensifica-se…

Vai aquecer ainda mais para o ano...

Não é novidade para ninguém que os últimos anos desta relação da Red Bull com a Renault foram bem mais amargos que doces, mas no momento da despedida, há muito ansiada pelas duas partes, os homens da Red Bull poderiam ter largado um pouco a arrogância que lhes é peculiar e lembrarem-se também dos frutos que deu a ligação com os franceses, alicerçada em 59 vitórias e 60 poles positions.

Numa parceria que começou em 2007, o primeiro título mundial chegou em 2010 e em 2013 a Red Bull-Renault tornou-se no primeiro construtor em menos de 20 anos a assegurar quatro títulos mundiais de Pilotos e Construtores, algo que na história da F1 só a McLaren e a Honda tinham conseguido entre 1988 e 1991. Tudo isto permitiu à Red Bull ser hoje em dia a sexta mais bem sucedida equipa da história da F1, apesar de só cá estar há 14 anos. E foi-o com a Renault ao seu lado! Compreende-se que tenha acabado mal, mas os feitos são muito significativos e mereciam outro cavalheirismo!

Invertendo o adágio popular, se de um lado troveja, do outro chove. Cyril Abiteboul também não perde oportunidade de dar as suas bicadas e desta feita fê-lo através do teto orçamental: “Temos que defender as equipas da frente delas próprias e impor um teto orçamental” Tudo isto para dizer que a sua equipa ainda está atrás da Red Bull “porque o nosso orçamento é 60% menor. Quando o teto orçamental for uma realidade, este handicap torna-se numa vantagem. Os números das equipas da frente são inaceitáveis” diz Abiteboul que em declarações à Auto Motor und Sport revelou que o objetivo realista para 2019 é aproximar-se da Red Bull: “Vamos ver o que sucede com a Red Bull e com a Honda. A Red Bull nunca se cansa de dizer que a Honda é melhor que nós, mas a verdade é que a Toro Rosso ficou atrás de nós. Eles não deixaram o Daniel testar o carro em Abu Dhabi e isso diz-me que estamos na direção certa.”

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.