Na etapa mais dura da primeira semana de competição, os portugueses foram consistentes e mantiveram as suas posições na classificação geral do Dakar 2021.

Hoje a etapa levou os pilotos de Riade a Al-Qaisumah numa extensão de 456 km. Foram mais de 5 horas de condução num misto de pedras e dunas.

Tal como tem vindo a ser habitual, Sebastian Bühler voltou a ter um excelente inicio de dia. 25.º à partida para esta etapa, o luso-alemão passou no primeiro waypoint em 8.º. Depois de descer algumas posições, o piloto da Hero manteve-se sempre dentro do Top 20 e terminou o dia na 20.ª posição.

Joaquim Rodrigues
(Foto: Hero Motosports)

Depois do fantástico 6.º posto de ontem, Joaquim Rodrigues sabia que não seria fácil repetir o feito hoje. Ainda assim, o piloto de Barcelos chegou a ocupar o 4.º lugar ao km 74. Depois de ter cometido alguns erros, “J-Rod” desceu para 28.º mas, até final, conseguiu subir na classificação e cortou a meta com o 22.º melhor tempo.

Rui Gonçalves
(Foto: Sherco Racing Factory)

Rui Gonçalves voltou hoje a evoluir nas suas capacidades de navegação, ele que é um estreante no Dakar. O piloto da Sherco caiu de 44.º para 64.º nos primeiros 40 km da especial mas, a partir daí, evitou o maior número de erros possível e subiu até ao 34.º lugar final.

Na classificação geral do Dakar, Joaquim Rodrigues, Sebastian Bühler e Rui Gonçalves ocupam o 19.º, 20.º e 28.º lugar, respetivamente.

Esta sexta-feira, a etapa ligará Al-Qaisumah a Ha’il num total de 377 km. Será o último dia de competição antes do descanso no sábado.

Classificação da etapa 5
Classificação geral após a etapa 5

:.

(Fotos: Marcas)