Rui Costa quer reformular o mundo Benfica. Águias apresentam um projeto revolucionário para a zona junto ao Estádio da Luz.

O Benfica apresenta esta terça-feira o Benfica District – um projeto revolucionário que pretende transformar o espaço do Estádio da Luz. Se vencer as eleições, Rui Costa quer reformular essa zona com duas arenas multiusos, uma sala de teatro, um hotel, uma pista de atletismo, uma zona de comércio e restauração e uma residência para atletas.

O projeto será apresentado esta terça-feira às 18h00 no Estádio da Luz, com Rui Costa, Magarida Balseiro Lopes, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e diversos representantes da empresa Populous, responsável pelo conceito do projeto, em colaboração com o escritório de arquitetura Saraiva + Associados. O plano prevê a conclusão do projeto em 2030, ano do Mundial.

Em nota oficial, as águias explicam que querem modernizar e valorizar o património do clube, «responder às exigências desportivas das diversas modalidades, à ambição e ao posicionamento do Benfica como referência global».

O que inclui o Benfica District?

  • «Um pavilhão multiusos com capacidade para 10 000 pessoas, capaz de acolher concertos, eventos culturais, eSports e grandes eventos desportivos das mais diversas modalidades de pavilhão;
  • Dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2500 e 1500 lugares, respetivamente, adaptáveis para basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins, futsal, boxe e muito mais, que substituirão os atuais pavilhões e piscina;
  • Uma nova piscina comunitária (25×25 m) com comodidades modernas, oferecendo um recurso recreativo para adeptos e residentes;
  • Um novo teatro e espaço para eventos, com capacidade para 500 pessoas;
  • Um campo de futebol ao ar livre no terraço e uma pista de corrida, criando ambientes imersivos de treino e fitness no coração de Lisboa;
  • Instalações comerciais, hoteleiras e residenciais»

Além disso, o Benfica informa que haverá m novo espaço de convívio antes e depois dos jogos com capacidade para mais de 10.000 sócios e adeptos: um lugar que contará com uma cabine de DJ. Estarão também vários restabelecimentos de restauração, lojas e restaurantes com esplanada ao seu redor.

«A estátua de Eusébio, um ícone do Clube, será cuidadosamente transferida para a entrada principal da praça, em destaque contra o pano de fundo da fachada do estádio, para receber os sócios e adeptos à medida que chegam», pode ler-se ainda.

E o próprio Estádio da Luz?

O Benfica informa que o projeto também tem como objetivo «renovar e revitalizar o próprio estádio»:

«Uma nova fachada – fluida e dinâmica na sua arquitetura – redefine a sua forma através de uma perspetiva contemporânea, moderando a luz e o calor para proporcionar sombra aos átrios e melhorar o conforto dos sócios e adeptos, preservando, ao mesmo tempo, as icónicas vigas curvas do telhado».

«A fachada apresenta iluminação LED integrada, que tece uma camada digital dinâmica em toda a estrutura, iluminando a arquitetura nos dias de jogo. Transforma o estádio num farol para os sócios e num cenário envolvente para a praça dos adeptos. Esta “pele” LED programável também permite que o estádio se adapte facilmente a uma ampla variedade de eventos, desde jogos de futebol a concertos», pode ler-se ainda.

«Além disso, será adicionado um novo quarto nível à infraestrutura, fora da arquibancada, proporcionando 6800 m² de espaço de uso misto que inclui a possibilidade de escritórios, uma oferta de hospitalidade premium com maior capacidade e instalações comerciais. Esta extensão faz parte de uma estratégia mais ampla para ativar o estádio para além dos dias de jogo e integrá-lo mais profundamente na vida urbana de Lisboa», lê-se também.

Seguem mais algumas imagens: