A última etapa nos Pirenéus, com passagem pelo Tourmalet, Col d'Aspin, Peyresourde e chegada a Luchon-Superbagnères, de categoria especial, permitiu que um ciclista da fuga do dia chegasse em primeiro à meta.

Thymen Arensman (Ineos)  chegou à vitória na 14.ª tirada depois do segundo lugar que obtivera na 10.ª etapa. Trata-se da estreia do holandês de 25 anos a vencer na Volta a França.

Minutos mais atrás seguia o grupo dos favoritos, onde Jonas Vingegaard (Visma) tentou, nos últimos três quilómetros, fazer deslocar Tadej Pogacar (Emirates), mas o camisola amarela respondeu sempre às investidas do dinamarquês, tendo depois ele mesmo ultrapassado o rival a 200 metros da meta, para segundo, a 1.10 minutos.

A etapa deste domingo, entre Muret  e Carcassonne, com três contagens de montanha no meio do percurso, duas de terceira categoria e uma de segunda, pode valer de novo uma fuga bem sucedida.

A etapa ficou marcada pela desistência de Remco Evenepoel (Soudal), que era terceiro classificado. O último lugar do pódio, a 7.53 minutos de Pogacar, pertence agora a Florian Lipowitz (Red Bull).

Confira aqui as classificações