Ucrânia atinge refinaria de petróleo da Gazprom na Rússia: ataque com drones ocorre a 1.700 km da fronteira

Kiev atinge, com um ataque de drones, a refinaria de petróleo da Gazprom em Bashkiria, a mais de 1.700 quilómetros da fronteira com a Ucrânia: diversas imagens nas redes sociais dão conta do incêndio que se seguiu na sequência do ataque ucraniano, que, no entanto, deixou as instalações operacionais.

De acordo com o governador da República de Bashkortostan (Bashkiria), Radiy Khabirov, foram chamados os serviços de emergência e a polícia: Khabirov classifica o ataque como “uma tentativa de desonrar o feriado (Vitória no Dia da II Guerra Mundial)”.

Não houve vítimas no ataque ou no incêndio nas instalações, afirmou o canal BAZA Telegram.

A Gazprom Naftokhim Salavat é um dos maiores complexos de refinação de petróleo e produção petroquímica da Rússia, especializada na produção de gasolina, óleo diesel e outros tipos de produtos petrolíferos.

A Ucrânia tem atacado regularmente refinarias de petróleo na Rússia com drones de longo alcance desde o final de janeiro. De acordo com o Serviço de Segurança SBU da Ucrânia, foram realizados pelo menos 13 ataques bem-sucedidos contra refinarias russas, garante o chefe da SBU, Vasyl Malyuk.

Como resultado, a produção e processamento de petróleo na Rússia diminuiu 12%, refere, acrescentando que as receitas da exportação de petróleo representam um terço do orçamento russo e a “parte do leão” do orçamento militar.

Sabe-se que as seguintes instalações foram visadas:

Refinaria de petróleo de Tuapse em 24 de janeiro
Refinaria de petróleo de Volgogrado em 3 de fevereiro
Refinaria de petróleo Afip em 9 de fevereiro
Refinaria de petróleo Ilya em 9 de fevereiro
Planta Lukoil-Nizhny Novgorodnefteorgsintez em 12 de março
Refinaria de petróleo Ryazan em 13 de março
Refinaria de petróleo Kaluga em 15 de março
Refinaria de petróleo Syzran em 16 de março
Refinaria de petróleo Kuibyshevsk em 16 de março
Refinaria de petróleo de Slavyansk em 17 de março
Refinaria de petróleo Novokuibyshevsk em 23 de março
Refinaria de petróleo TANECO em 2 de abril
Refinaria de petróleo Ilsky em 27 de abril
Refinaria de petróleo Slaviansk-ECO em 27 de abril
Refinaria de petróleo Ryazan em 2 de maio

A Rússia está a sofrer de escassez de gasolina devido a ataques de drones às refinarias de petróleo, segundo relatou o jornal ‘POLITICO’, no passado dia 30 – o preço do óleo diesel para os consumidores russos aumentou quase 10% numa semana. Já os preços da gasolina aumentaram 20% desde o início do ano.

Ler Mais